24/11 a 3/1 Santo Tirso
Artesanato | Júlia Ramalho homenageada na Exposição Internacional de Presépios de Santo Tirso; evento apresenta mais de 100 peças raras

Pub
De 24 de novembro a 3 de janeiro, Santo Tirso volta a ser a capital dos presépios. A XII edição da Exposição Internacional de Presépios traz mais de cem peças raras de alguns dos principais artesãos portugueses. Paralelamente, entre 23 e 25 de novembro, decorre na Fábrica de Santo Thyrso uma Feira de Presépios com mais de vinte artesãos a trabalhar ao vivo.
Júlia Ramalho, ceramista natural de Barcelos, neta de Rosa Ramalho, começou a fazer figuras em barro ainda antes dos 10 anos e nunca mais parou. Nas peças que criou, ao longo de mais de 60 anos de carreira, é visível a continuação do trabalho da avó. É para ela que vai o destaque da XII edição da Exposição Internacional de Presépios, este ano dedicada aos presépios portugueses.
No total estarão em exposição mais de cem peças raras de alguns dos principais artesãos portugueses como Mistério Filhos e Júlia Côta de Barcelos, Irmãs Flores e Jorge Conceição de Estremoz, Delfim Manuel de Santo Tirso.
Esta é uma exposição que vem reforçar a programação de Natal do Município como explica o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto: “A Exposição de Presépios é já um marco na nossa programação anual e vem engrandecer a oferta cultural do Município durante a quadra natalícia. É para nós um orgulho podermos exibir um espólio de peças tão relevante, o que só é possível graças ao trabalho de curadoria realizado pela Confraria do Caco”.
Os visitantes podem contar com presépios muito diversificados, em vários tipos de materiais como cerâmica, madeira, couro, azulejaria, granito ou vitral.
Em paralelo com a exposição, no fim de semana de 23,24 e 25 de novembro, decorre uma Feira de Presépios, na Fábrica de Santo Thyrso. Durante estes três dias mais de vinte artesãos, de todo o país, estarão a trabalhar ao vivo.
A Exposição Internacional de Presépios pode ser visitada de segunda a quinta-feira, das 10h00 às 22h00, sexta-feira e sábado, das 10h00 às 23h00 e domingo das 10h00 às 20h00. Encerra nos dias 24, 25 e 31 de dezembro.
A Feira de Presépios está aberta no dia 23 de novembro das 15h00 às 23h00, dia 24 das 10h00 às 23h00 e 25 das 10h00 às 19h00.
Fonte: Município de Santo Tirso
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Pub
Acerca do Autor
Artigos Relacionados
![‘Como a sombra [de Isabel Meyrelles] a vida foge’](https://vilanovaonline.pt/wp-content/uploads/2019/11/isabel-meyrelles-quadrado-ec-by-fcm-webp.net-resizeimage-248x165_c.jpg)
Fundação Cupertino de Miranda recebe exposição da ‘única mulher portuguesa que, enquanto artista, se define puramente como surrealista’
‘Como a sombra [de Isabel Meyrelles] a vida foge’

8 a 31/3 Vila Nova de Famalicão
Artes Visuais | MART.eDesign à vista na Casa da Juventude (ESCCB e Bauhaus em destaque)

Centro Dramático de Viana do Castelo prossegue trabalho, apesar da quarentena
Teatro | Uma entrevista com Tiago Fernandes sobre os novos tempos no Teatro do Noroeste

11 de maio: apresentação e abertura de candidaturas do Festival de Cinema Jovem
Cinema | Festival YMotion de Famalicão prestes a iniciar edição 2020
Comente este artigo
Only registered users can comment.