Cidades Portuárias | José Maria Costa defende participação das autarquias nas administrações portuárias

Cidades Portuárias | José Maria Costa defende participação das autarquias nas administrações portuárias

Pub

 

 

 

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, defendeu que “é útil e necessário, para bem do relacionamento entre as Administrações Portuárias e os Governos Municipais Locais, que haja participação das autarquias nos conselhos de administração das Administrações Portuárias”, pelo facto de os portos serem territórios integrados nas áreas municipais, fazendo assim todo o sentido que os autarcas tenham uma palavra a dizer nas administrações dos mesmos. O autarca discursava, ontem, no Business2Sea – Fórum do Mar ‘18, que está a acontecer no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, no painel dedicado às Cidades Portuárias e Desenvolvimento Inteligente.

 

 

José Maria Costa apelou ao Governo para que, no próximo quadro comunitário, no âmbito das políticas urbanas, exista a figura das Cidades Portuárias, que permita alocar verbas e projetos de intervenção territorial integrado neste tipo de cidades. O autarca considerou que esta organização, a nível de enquadramento de financiamento comunitário, permitirá mobilizar recursos financeiros para as áreas logísticas, requalificando zonas portuárias abandonadas ou degradadas para projetos de intervenção cultural ou social junto das comunidades piscatórias ou portuárias.

O edil defendeu ainda a necessidade de se aumentar o conhecimento e aproveitar melhor as tecnologias atualmente disponíveis para monitorizar áreas portuárias nos domínios da qualidade do ar, ruído, tráfego e qualidade da água.

Dedicada ao tema “Desafios do Mar 2030”, a edição de 2018 do Business2Sea – Fórum do Mar é organizada pela Fórum Oceano com a colaboração da Fundação CETMAR, Centro Tecnológico do Mar, com sede na Galiza. O evento conta com um programa diversificado dedicado ao tratamento e debate de um conjunto de desafios de natureza tecnológica, ambiental, social e económica com que os diferentes stakeholders da economia do Mar se vão confrontar na próxima década.

 

Fonte: Município de Viana do Castelo

 

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver. 

Vila Nova é generalista, independente, plural e gratuita para os leitores e sempre será. 

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede. Só um jornalismo forte pode garantir qualidade no serviço oferecido aos leitores.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu contributo, ainda que simbólico, sob a forma de donativo através de multibanco ou netbanking.

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

 

Pub

Categorias: Política

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.