Dia Nacional do Mar assinalado na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto

Dia Nacional do Mar assinalado na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto

Pub

 

 

 

No âmbito do Dia Nacional do Mar – 16 de novembro, sexta-feira, o Município da Póvoa de Varzim, atarvés da Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, promove várias iniciativas sobre o património marítimo, dirigidas a diferentes públicos, no sentido de reforçar as raízes culturais marítimas.

Na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto estará patente a mostra documental Os Faróis na Póvoa de Varzim, bem como haverá um destaque bibliográfico sobre os Faróis de Portugal.

Serão divulgados e disponibilizados documentos existentes na Biblioteca Municipal, dos quais destacamos: monografias, fotografias, registos e recortes de imprensa.

Na manhã desta sexta-feira, às 10h30, o Professor José Abel Carriço orientará a sessão A Música e os Sons do Mar. Esta atividade pedagógica aborda a importância do mar como fonte de inspiração para a composição de temas musicais e a sonoridade do mar.

De tarde, pelas 15h00, as Artes & Ofícios dão a conhecer a vida de um Faroleiro, sendo dinamizada por Osvaldo Concha Rodrigues, Encarregado da Secção de Balizagem na Capitania do Porto da Póvoa de Varzim.

O papel dos faróis e dos faroleiros tem vindo a transformar-se. Dantes, um faroleiro precisava de ativar um mecanismo de horas a horas para que o farol funcionasse. Hoje, o sistema está quase todo automatizado.

O farol deve representar para quem anda no mar um factor de segurança, de ajuda. O farol sempre foi o elo de ligação entre quem está no mar, sujeito às intempéries, e a costa, onde por natureza o ser humano habita, a terra.

O Dia Nacional do Mar é uma data comemorativa da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM), que entrou em vigor a 16 de Novembro de 1994, tendo sido ratificada por Portugal a 14 de Outubro de 1997. Um ano mais tarde, em 1998, o dia 16 de Novembro foi institucionalizado pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 83/1998, de 10 de Julho, como o Dia Nacional do Mar.

Leia connosco.Mais de 9 milhões de livros à sua espera.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.

Imagens: M PVZ

**

VILA NOVA: conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque considera válido o trabalho realizado.

Apoie a VILA NOVA. Efetue um contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91 — BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio, receberá o respetivo recibo.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

*

Pub

Categorias: Agenda, Cultura, Mar

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.