16/11 Vila Nova de Famalicão

Clubes | Pedro Pimenta palestra ‘Desporto e Diabetes’ no 20º aniversário do AVC

Clubes | Pedro Pimenta palestra ‘Desporto e Diabetes’ no 20º aniversário do AVC

Pub

 

 

 

Hoje, 14 de novembro, é o Dia Mundial da Diabetes. Para assinalar esse facto, no âmbito das comemorações do seu 20º aniversário, o AVC – Atlético Voleibol Clube de Famalicão preparou uma palestra relacionada com o tema. Assim, na próxima sexta-feira, dia 16, pelas 18h30, no Auditório da CESPU, em Vila Nova de Famalicão, o nutricionista Pedro Pimenta vai proferir a palestra “Desporto e Diabetes”.

 

 

Pedro Pimenta é um jovem nutricionista em início de carreira profissional. Nutricionista com a cédula profisisonal 3324N,  foi aprovado com Distinção nas Provas de Habilitação Profissional da Ordem dos Nutricionistas em 2017.

No anterior, Pedro Pimenta licenciou-se em Ciências da Nutrição pelo Instituto Universitário de Ciências da Saúde (Grupo CESPU) tendo-lhe sido atribuído o prémio de Melhor Aluno do Curso no ano de 2016.

No âmbito do estágio curricular, colaborou com a Associação Portuguesa de Nutrição (APN), associação da qual se tornou Sócio Efetivo com o seu início da atividade profissional.

Atualmente, Pedro Pimenta é mestrando em Saúde Pública, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) desde 2017, sendo igualmente revisor da Comissão Científica Interna do Instituto de
Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP). Pedro Pimenta é ainda investigador voluntário no
projeto Heart & Mind Study – Inflammatory biomarkers and neurocognition in cardiovascular diseases, em curso no Centro Hospitalar Tâmega e Sousa, EPE, financiado pelo Instituto de Investigação e Formação Avançada em Ciências e Tecnologias da Saúde (IINFACTS)/CESPU.

Diabetes

As células utilizam a glicose como fonte de energia, no entanto para que a glicose seja capaz de entrar para as células, precisam de insulina.

A insulina liga-se às células permitindo a abertura de uma espécie de porta por onde entra a glicose.

Num organismo saudável a insulina é produzida em quantidades suficientes face à quantidade de glicose em circulação. Por exemplo, após uma refeição completa, aumentam os níveis de glicemia (níveis de glicose no sangue), quando isto acontece o pâncreas vai libertar insulina para que a glicose possa entrar nas células e ser utilizada como energia.

diabetes caracteriza-se pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina. O diabetes tipo 1 é resultante da destruição autoimune das células produtoras de insulina. O diagnóstico desse tipo de diabetes acontece, em geral, durante a infância e a adolescência, mas pode também ocorrer noutras idades.

Já no diabetes tipo 2, o pâncreas produz insulina, mas há incapacidade de absorção das células musculares e adiposas. Esse tipo de diabetes é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, acima do peso, sedentárias, sem hábitos saudáveis de alimentação, mas também pode ocorrer em jovens.

O AVC – Atlético Voleibol Clube de Famalicão é um clube de voleibol feminino.

Clube bem estabelecido em Vila Nova de Famalicão, no âmbito da sua atividade, o AVC engloba todos os escalões de formação e ainda uma equipa sénior com diversos títulos nacionais conquistados, entre eles um triplete (supertaça, taça de Portugal e campeonato), facto inédito num clube de voleibol feminino em Portugal. Atualmente, o AVC é também uma das duas equipas femininas portuguesas presentes nas competições europeias da modalidade.

Fundado a 10 de Setembro de 1998, cumpre, este ano, 20 anos de existência tendo-se já, nessas comemorações, para além desta palestra, realizado outras atividades, tais como torneios e jantar comemorativo do aniversário que reuniu juntando todas as atletas e pessoas ligadas ao clube .

 

Fontes: AVC, APDP e Endócrino

 

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver. 

Vila Nova é generalista, independente, plural e gratuita para os leitores e sempre será. 

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede. Só um jornalismo forte pode garantir qualidade no serviço oferecido aos leitores.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu contributo, ainda que simbólico, sob a forma de donativo através de multibanco ou netbanking.

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

 

Pub

Categorias: Agenda, Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.