Braga

EUBraga-EUropa | Associações de Braga desenvolvem projetos de promoção da cidadania europeia

EUBraga-EUropa | Associações de Braga desenvolvem projetos de promoção da cidadania europeia

Pub

 

 

 

‘Construir ANEIS na Europa’, ‘Ação Externa da União Europeia’, ‘Fábrica das Ideias para uma Europa em Synergia’ e ‘Playing Europe’ foram os projetos vencedores do concurso público de ideias ‘EUBraga, EUropa’ desenvolvido pelo Município de Braga, no âmbito da campanha ‘Cities4Europe – Europe for Citizens’ da rede Eurocities.

 

 

Os projetos apresentados pelo Centro de Estudos do Curso de Relações Internacionais (CECRI), pela ANEIS – Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação, pelo Synergia e pela associação ‘Cidade Curiosa’, aos quais será atribuído um apoio de 1.250 euros, consistem na realização de iniciativas de promoção dos valores da cidadania europeia junto dos jovens.

Para o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, o ‘EUBraga, EUropa’ assume particular importância “numa altura em que se avizinham as eleições europeias e em que se verifica um crescente afastamento dos jovens em relação aos ideais europeus”.

“É necessário que haja uma reaproximação entre os cidadãos e o projeto europeu. E foi por acreditarmos no futuro da Europa que decidimos aderir à campanha da ‘Eurocities’, lançando este concurso de ideias direcionado para a juventude”, explicou o edil, durante a apresentação pública dos projectos, realizada esta quarta-feira, 14 de Novembro, no gnration.

Nos próximos meses, o CECRI propõe-se organizar cafés-debate sobre o passado, o presente e o futuro da Europa, enquanto a ANEIS pretende elucidar e incentivar os jovens a participar activamente na vida política local, nacional e europeia através de tertúlias, workshops e expressões artísticas.

Por seu turno, o Synergia vai divulgar junto dos jovens os programas de mobilidade europeia no sentido de criar novas oportunidades de aprendizagem e participação em projetos europeus. Por fim, a ‘Cidade Curiosa’ pretende, através dos jogos de tabuleiro, promover o debate e sensibilizar os jovens para o papel de Braga na construção Europeia.

Recorde-se que o ‘EUBraga, EUropa’ enquadra-se na campanha ‘Cities4Europe – Europe for Citizens’ promovido pela ‘Eurocities’, com o objetivo de promover novas formas de democracia na Europa e de contribuir para reaproximar os cidadãos do projeto europeu.

Com o programa ‘EUBraga, EUropa’, o Município de Braga quis recolher contributos da juventude bracarense sobre o futuro da Europa. Os projectos integrarão o documento que será levado à Conferência Anual da ‘Eurocities’, que terá lugar de 28 a 30 de Novembro, em Edimburgo.

 

:: PROJETOS ::

CECRI – Projecto ‘Acção Externa da União Europeia’

Café Debate I – 26 Janeiro | “Europa, que passado?”

Café Debate II – 26 Fevereiro |  “A actualidade Europeia – Que direitos?”

Café Debate III – 12 Março | “O que esperar da União?”

Painel Colóquios RI – 8 Maio | “Acção Externa da União Europeia”

ANEIS – ‘Construir ANEIS na Europa’ (já em curso)

Youth Platform of the European Talent Support Network – Outubro 2018
Diálogo e partilha de ideias, através de projecto de colaboração internacional

Seminários, tertúlias e workshops – Outubro a Março 2019
Dinamização de actividades de livre acesso relativas aos direitos e deveres da cidadania europeia.

Laboratórios humanos – Novembro 2018
Dinamização de jogos pedagógicos relativos ao tema “cidadania” e pesquisa de respostas na web

Debates – Dezembro a Fevereiro 2019
Dinamização de debates entre as crianças, jovens e população em geral.

Expressão artística – Janeiro 2019
Sensibilização da população através de teatros de rua, actividades musicais, humor, provocações de rua, poesia, construção de murais, entre outros.

Apresentação pública – Março 2019 | Mostra dos trabalhos realizados.

SYNERGIA – ‘Fábrica das Ideias para uma Europa em Synergia’

FASE I – Novembro a Dezembro de 2018

Conjunto de tertúlias nas escolas secundárias e profissionais e outros espaços da cidade dedicados à juventude do Município de Braga para apresentação do Programa Erasmus + e das oportunidades de mobilidade europeia (ênfase no Corpo de Solidariedade Europeu).

FASE II – Janeiro a Abril de 2019
Integração dos jovens em equipas de concepção e gestão de projectos que irão reunir no Espaço TOCA. Aí irão receber o apoio necessário para o desenvolvimento das suas ideias e definição dos seus projectos.

FASE III – Datas sujeitas à aprovação das candidaturas submetidas na FASE II
Em caso de aprovação dos mesmos pela Agência Nacional Erasmus +, os jovens responsáveis pela candidatura farão parte da equipa coordenadora e serão co-responsáveis pela implementação do projecto.

‘Cidade Curiosa’ – ‘Playing Europe’

Actividades:

Novembro 2018
Universidade do Minho

Dezembro 2018
gnration

Janeiro 2019
Museu D. Diogo de Sousa

Fevereiro 2019
Rossio da Sé

Março 2019
Avenida Central

 

Fonte: Município de Braga

 

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver. 

A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será. 

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

 

Pub

Categorias: Política, Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.