‘A mulher tem o poder de decidir o seu futuro’ na Póvoa de Varzim

‘A mulher tem o poder de decidir o seu futuro’ na Póvoa de Varzim

Pub

 

 

 

Foi apresentada, ontem, 8 de novembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Póvoa de Varzim, a Campanha do Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres (25 de novembro), promovida pela Equipa de Prevenção da Violência em Adultos (EPVA) do ACES PV/VC em parceria com a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, esteve presente na sessão e manifestou a disponibilidade do Município para “abraçar uma causa como esta”, lamentando que ainda seja necessário haver campanhas para combater este tipo de atos sociais.

Aproveitou a ocasião para anunciar que o Município da Póvoa de Varzim está a estabelecer uma parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa para “abrir um Gabinete de combate à violência”, acrescentando tratar-se de uma “situação que muitas vezes aparece no Município”. O autarca salientou que “as pessoas têm alguma dificuldade, por razões óbvias, em dirigirem-se às autoridades policiais”, adiantando que “esse apoio pode ser dado de uma forma mais discreta e iremos fazê-lo num espaço que temos disponível no Bairro Social de Argivai”. Para o efeito, a autarquia “está a proceder à contratação de técnicos”, asseverou Aires Fernandes, “para estarem em permanência no local e, de alguma forma, ser possível estabelecer a ligação com as autoridades ou criar condições para que as pessoas, numa primeira fase, possam ter recuo no sentido de as podermos proteger”.

póvoa de varzim - violência sobre as mulheres - dia internacional - 2018

O autarca manifestou que ainda que a Câmara Municipal pretende continuar “a trabalhar estas áreas, com os nossos serviços sociais, para que consigamos fazer da Póvoa um concelho mais inclusivo e onde seja bom viver aqui, pois só através da cobertura destas áreas podemos crescer socialmente”.

‘A mulher tem o poder de decidir o seu futuro’ aplicada na Póvoa de Varzim e em Vila do Conde

Judite Neves, Diretora executiva do ACES Póvoa de Varzim/Vila do Conde, considera que é muito importante que as campanhas tenham base na comunidade de modo a causarem impacto. Por isso, “procuramos junto da comunidade e das autarquias fazer esta sensibilização e sermos parceiros no âmbito da Rede Social”, referiu.

A Diretora do ACES revelou que “a Equipa de Prevenção da Violência em Adultos é transversal ao ACES e articula nos dois concelhos tendo por base a prevenção e sensibilização na comunidade”.

A campanha que vai ser lançada tem uma mensagem forte a transmitir: A mulher tem o poder de decidir o seu futuro. Judite Neves crê que o facto de “termos uma figura pública associada” à mesma causará um mais forte impacto. Sissi Martins é um rosto-chave nesta campanha contra a violência de género: “A Sissi Martins é atriz, esteve na televisão, foi vencedora de «A Tua Cara Não Me É Estranha», da TVI, e toda a gente a conhece”.

Urgente mudar mentalidades

Helga Martins, Enfermeira e Coordenadora da EPVA do ACES Póvoa de Varzim/Vila do Conde, comunicou que “estas equipas surgem no sentido de dar resposta ao fenómeno da violência, que é um flagelo e um problema de saúde pública”. Nesse sentido, “nós, enquanto Saúde temos um papel fundamental na prevenção; deteção e encaminhamento destas situações e, por vezes, o único espaço onde as vítimas podem recorrer com segurança”

Consciente de que é urgente mudar mentalidades e prevenir cada vez mais e com o intuito de Comemorar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, a EPVA propôs a parceria com a Câmara Municipal para assinalar a data.

póvoa de varzim - mulheres - dia internacional pela eliminação contra a violência sobre as mulheres - 2018

Assim, durante o mês de novembro irão decorrer várias atividades tais como: a distribuição pelas escolas, Unidades de Saúde e instituições de postais alusivos à igualdade de género; afixação de cartazes em vários locais da cidade; projeto escolar na área do teatro em colaboração com o Varazim Teatro e a Conferência “Eliminação da Violência contra as Mulheres: iniciativas a favor da igualdade” que se realizará no dia 22 de novembro, às 15h00, na Biblioteca Municipal.

Programa da Conferência

Leonor Valente Monteiro – Igualdade de Género, pelos direitos das mulheres

Ana Morais – Junt@s contra a Violência: uma resposta na comunidade

Daniela Maia – Violência Interpessoal – O papel das equipas de saúde

 

Imagens: Município da Póvoa de Varzim

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver. 

A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será. 

No entanto, a Vila Nova tem custos. Gostaríamos de poder vir a admitir pelo menos um jornalista a tempo inteiro que dinamizasse a área de reportagem e necessitamos manter e adquirir equipamento. Para além disso, há ainda uma série de outros custos associados à manutenção da Vila Nova na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de multibanco ou netbanking.

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.