Isabel Baltazar

Ser | Ética e Valores pela Prática no Desporto: Move-te por Valores!

Ser | Ética e Valores pela Prática no Desporto: Move-te por Valores!

 

 

 

O seminário Ética no Desporto, realizado no passado dia 4 de Novembro, no Auditório da Fundação Cupertino de Miranda, em Vila Nova de Famalicão, teve como objectivo sensibilizar para a urgência de Educar para Valores no mundo actual e, muito particularmente, no Desporto. Esta Acção de Sensibilização ocorreu na sequência do Campeonato do Mundo de Dança, este ano realizado, pela primeira vez em Portugal, organizado pela Federação Portuguesa de Dança Desportiva e pela Gindança – Associação de Ginástica e Dança de Famalicão.

É de referir que esta formação se integra num conjunto de Acções de Sensibilização realizadas por todo o país, destinadas a alunos de escolas, atletas de clubes e formação de treinadores e oficinas de professores, num esforço para atingir todos os públicos-alvos de forma transversal, em todas as regiões. Esta actividade insere-se no Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), que surgiu para prevenir a violência no desporto, quer em jogo, quer nas bancadas e na sociedade em geral. Por isso, o slogan é “MOVE-TE POR VALORES!”, promovendo o Espírito Desportivo e o Fair-Play na prática desportiva.

No mundo actual, dominado pelo progresso científico e tecnológico que, embora seja um bem para a sociedade, conduziu a uma inversão de valores, onde o humanismo e os valores humanos deixaram de ter a primazia, ou estão submersos num materialismo que esmaga a primazia do SER substituído pelo TER. Neste modelo de sociedade, o sucesso educativo está centrado em resultados quantitativos e no desporto focado em ganhar a todo o custo, mesmo que o preço seja a falta de cumprimento de regras e a batota, cujo o extremo são as práticas de doping.

A Ética e Valores pela prática desportiva pretende sensibilizar para o desporto como prática com benefícios físicos, psicológicos e sociais, em que o desempenho de modalidades desportivas, como a Dança, promovem a saúde e uma vida feliz, para além dos resultados que dependem do esforço e do talento. A Ética é essa Ciência da reflexão sobre o agir e de como alcançar uma Vida Boa. Para isso, é preciso mover-se por valores, como o Respeito, a Disciplina, a Tolerância, a Determinação, o Compromisso e a Verdade, entre outros.

É fundamental que este plano de Ética e Valores seja assumido pelos Pais que educam pelo exemplo e cujo papel fundamental não pode ser delegado para a Escola ou Clubes Desportivos. Os pais também jogam ou dançam bem ou mal, através da sua atitude positiva ou negativa, perante o desempenho desportivo dos seus filhos e do respeito pelos professores, treinadores, júris de provas ou árbitros. Jogam bem quando colaboram com os agentes desportivos e jogam mal quando se focam nos resultados a todo o custo, contribuindo para a violência e a ausência do Espírito Desportivo.

Em conclusão, a Ética no Desporto resulta da Ética na própria Vida, e, a busca de perfeição desportiva ultrapassa a técnica e reflecte a interiorização de valores. A harmonia entre Corpo e Espírito, “uma mente sã em corpo são”, é a consequência desta atitude que se revela na prática desportiva, mas que a ultrapassa para uma postura diferente na sociedade. O mérito desportivo leva também a pessoas felizes e bons cidadãos.

 

Imagens: (0) Município de Famalicão, (1) Paulo Almeida

 

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver. 

A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será. 

No entanto, a Vila Nova tem custos. Gostaríamos de poder vir a admitir pelo menos um jornalista a tempo inteiro que dinamizasse a área de reportagem e necessitamos manter e adquirir equipamento. Para além disso, há ainda uma série de outros custos associados à manutenção da Vila Nova na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de multibanco ou netbanking.

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

 

Pub

Categorias: Desporto, Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Isabel Baltazar

Isabel Baltazar é licenciada em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, 1988), mestre em História Cultural e Política (1995), pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e Doutorada em História e Teoria das Ideias, Especialidade de História das Ideias Políticas (2008), pela mesma Universidade, com uma tese intitulada Portugal e a Ideia de Europa. Pensamento Contemporâneo. É membro integrado do IHC/NOVA e colaboradora do CEIS 20 da Universidade de Coimbra e Formadora da Rede do Centro de Informação Europeia Jacques Delors e do Team Europa da Comissão Europeia. É embaixadora do Plano Nacional de Ética Desportiva (PNED) e coordenadora das Regiões Centro e Alentejo do Programa para a Inclusão e Vida Saudável, através de Acções de Sensibilização para Atletas e Pais e Formação de Treinadores e Professores em Valores e Ética pela Prática Desportiva. Tem leccionado a disciplina de Ética e Deontologia Profissional no ensino superior e é embaixadora de Literacia Social no Instituto Luso-Ilírio de Desenvolvimento Humano (ILIDH), que promove este programa em parceria com o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ). Foi Professora da Universidade Católica Portuguesa (Pólo de Leiria) de 1994 a 2005. Actualmente é Professora Convidada da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, no Departamento de Estudos Políticos onde lecciona a disciplina de Construção Europeia no Mestrado em Ciência Política e Relações Internacionais, Especialização em Estudos Europeus.

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.