Filipa Santos

Alimentação | A castanha, bom alimento para consumir com moderação

Alimentação | A castanha, bom alimento para consumir com moderação

 

 

 

A castanha é uma boa fonte de amido, vitaminas, minerais e fibra. Tem presente, também, na sua constituição o ácido linoleico.

Destaca-se pelas suas propriedades anti-inflamatórias devido à presença de taninos (compostos polifenólicos solúveis em água). Os taninos têm sido relatados como antioxidantes, antimicrobianos e anti-inflamatórios.

Novos estudos estão a ser desenvolvidos, mas tudo indica que os componentes bioactivos da castanha inibem a secreção de IL-8 (intraleucina que controla a resposta inflamatória) e, por exemplo, auxiliam o tratamento da gastrite induzida pela Helicobacter Pylori.

Por isso, aproveite que estamos na época da castanha, mas consuma com moderação. Cada castanha tem aproximadamente 8g de hidratos de carbono pelo que pode introduzi-la na sua alimentação como substituto do arroz, massa, batata, leguminosas ou pão.

Na tabela anexa, encontra-se a composição nutricional de 100g de castanha crua (Tabela de Composição de Alimentos, Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge).

 

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver. A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será. 

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

 

Pub

Categorias: Ciência

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Filipa Santos

Licenciada em Dietética pela Escola Superior de Saúde de Bragança, reconhecida como Nutricionista (cédula nº1231N) pela Ordem dos Nutricionistas. Pós-graduada em Atividade Física e Saúde pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Mais tarde, certificada em Nutrição Desportiva pela WellXProSchool, curso de Diagnóstico Clínico e Nutrição Funcional pela NutriSciense e Curso de Gestão de Peso pela BBY Solutions. Atua na área clínica desde 2010, essencialmente no tratamento de Obesidade e Excesso de Peso. Presta serviços de Nutrição em diversas Farmácias em Braga, Guimarães, Fão e Vila de Conde e no seu espaço de Nutrição em Vila Nova de Famalicão, com várias especialidades: Emagrecimento, Nutrição Desportiva, Funcional, Infantil, entre outros.

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.