5 a 21/11 a Vila Nova de Famalicão

Formação | CIOR promove Curso de Introdução ao CAM (Computed Aided Manufacturing)

Formação | CIOR promove Curso de Introdução ao CAM (Computed Aided Manufacturing)

 

 

 

A Escola Profissional CIOR, de Vila Nova de Famalicão, no âmbito do seu plano de formação de adultos, está a promover um curso de Introdução ao CAM (Computed Aided Manufacturing), de curta duração – 25 horas -, que se inicia hoje, 5 de novembro, e decorrerá até ao próximo dia 21, nas oficinas deste estabelecimento de ensino.

 

 

“Este curso destina-se a adultos empregados ou em situação de desemprego que estejam interessados em adquirir ou melhorar as suas competências no domínio de CAM – Computed Aided Manufacturing“ (ou Manufatura Auxiliada por Computador), salienta Amadeu Dinis, diretor da CIOR. Acrescenta ainda que esta iniciativa vai ao encontro das “necessidades sentidas pelos trabalhadores do setor da metalomecânica e afins, fileira industrial com forte presença no tecido empresarial e no mercado de trabalho”, do município e da região.

Computer Aided Manufacturing – CAM, contrapondo-se ao CAD, está associada ao processo de produção. Qualquer processo auxiliado por microcontrolador ou controlador numérico pode ser considerado um CNC, como os tornos com CNC, mas em alguns segmentos o refinamento que o auxílio computacional traz é ímpar, como no caso do vestuário, em que o CAM agrega o melhor da sala de corte numa única máquina. 

Os sistemas CAM trabalham tendo como base modelos matemáticos provenientes do sistema CAD. Através desses modelos os sistemas geram um arquivo de caminho de ferramenta através do pós-processador (software que gera o programa do comando específico da máquina). Através dos sistemas de CAM é possível transferir todas as coordenadas para que as máquinas (CNC, Comando-Numérico-Computadorizado) efetuem o fabrico da peça. Quanto maior a precisão do desenho gerado no CAD, maior será a precisão dos caminhos de ferramenta gerados pelo CAM e consequentemente o resultado final será uma peça de maior qualidade.

Como é hábito nestes casos, os participantes terão direito a materiais pedagógicos necessários ao desenvolvimento da ação. No final, em caso de aproveitamento receberão um certificado de frequência para efeitos de crédito de formação e posterior certificação, de acordo com a legislação em vigor.

 

Fonte: CIOR e Wikipedia

 

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver. 

A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será. 

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

 

Pub

Categorias: Agenda, Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.