Orçamentos | Póvoa de Varzim investe na requalificação de espaços públicos

Orçamentos | Póvoa de Varzim investe na requalificação de espaços públicos

 

 

 

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim aprovou o orçamento para 2019 na passada terça-feira, 30 de outubro.

 

 

Os principais investimentos a ter início ou continuidade no próximo ano, segundo elencou o presidente da autarquia, Aires Pereira, e que arrecadam 27 milhões de euros do orçamento municipal são: remodelação das Escolas EB 2,3 de Aver-o-Mar e Dr. Flávio Gonçalves, saneamento em Laundos, Estela, Balasar e Rates, construção da Ciclovia, remodelação da Central de Camionagem, requalificação do Mercado Municipal e do Bairro Social de Barreiros, reabilitação da Marina Norte e transformação da Praça de Touros num espaço multiusos.

O Presidente da Câmara Municipal propôs – e foi aprovado – um novo tarifário variável do serviço de gestão de resíduos. Segundo o edil, “só políticas de sustentabilidade económica garantem a solidez de um processo de competitividade. Sustentabilidade e competitividade são tão complementares e tão interdependentes que se configuram progressivamente sinónimas. Só uma diferente metodologia de recolha dos resíduos poderia conduzir à redução sustentada do custo daqueles serviços. Era, por isso, necessária a diminuição do volume dos resíduos indiferenciados. A colaboração dos cidadãos, fazendo em casa a separação dos resíduos que, por recolha porta a porta, os serviços reencaminham para a reciclagem, transformando assim num ativo económico e ambiental o que antes era um pesado custo”. Este novo sistema, segundo o autarca, está a produzir os efeitos aguardados e, se a esta alteração do padrão comportamental dos cidadãos juntarmos a economia do transporte com a mudança para Laundos do Centro de Transferência da LIPOR estaremos perante uma poupança global de 600 mil euros.

Sendo assim, a nova tarifa foi fixada em €0,48 por metro cúbico do serviço de gestão de resíduos para utilizadores domésticos (redução de 25% do preço vigente) e em €4,50 para utilizadores não domésticos (redução de 10%).

 

Fonte: Município da Póvoa de Varzim

 

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver. 

A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será. 

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

 

 

Pub

Categorias: Política

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.