Escolas, Central de Camionagem, Mercado Municipal e novo Multiusos na antiga Praça de Touros entre os principais beneficiários ao longo de 2019

Póvoa de Varzim investe na requalificação de espaços públicos

Póvoa de Varzim investe na requalificação de espaços públicos

Pub

 

 

Póvoa de Varzim aprovou o orçamento da Câmara Municipal para 2019 na passada terça-feira, 30 de outubro.

Os principais investimentos a ter início ou continuidade no próximo ano, segundo elencou o presidente da autarquia, Aires Pereira, e que arrecadam 27 milhões de euros do orçamento municipal são: remodelação das Escolas EB 2,3 de Aver-o-Mar e Dr. Flávio Gonçalves, saneamento em Laundos, Estela, Balasar e Rates, construção da Ciclovia, remodelação da Central de Camionagem, requalificação do Mercado Municipal (prosseguindo obras com início em 2018) e do Bairro Social de Barreiros, reabilitação da Marina Norte e transformação da Praça de Touros num espaço multiusos.

Novo tarifário na gestão de resíduos

O Presidente da Câmara Municipal propôs – e foi aprovado – um novo tarifário variável do serviço de gestão de resíduos. Segundo o edil, “só políticas de sustentabilidade económica garantem a solidez de um processo de competitividade. Sustentabilidade e competitividade são tão complementares e tão interdependentes que se configuram progressivamente sinónimas. Só uma diferente metodologia de recolha dos resíduos poderia conduzir à redução sustentada do custo daqueles serviços. Era, por isso, necessária a diminuição do volume dos resíduos indiferenciados. A colaboração dos cidadãos, fazendo em casa a separação dos resíduos que, por recolha porta a porta, os serviços reencaminham para a reciclagem, transformando assim num ativo económico e ambiental o que antes era um pesado custo”. Este novo sistema, segundo o autarca, está a produzir os efeitos aguardados e, se a esta alteração do padrão comportamental dos cidadãos juntarmos a economia do transporte com a mudança para Laundos do Centro de Transferência da LIPOR estaremos perante uma poupança global de 600 mil euros.

Sendo assim, a nova tarifa foi fixada em €0,48 por metro cúbico do serviço de gestão de resíduos para utilizadores domésticos (redução de 25% do preço vigente) e em €4,50 para utilizadores não domésticos (redução de 10%).

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.

Imagem: Município da Póvoa de Varzim

**

*

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial), mbway ou paypal.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

Obs: envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Gratos pela sua colaboração.

*

Pub

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.