Trofa

Obras Públicas | 22 anos após a fundação do município, Trofa terá Paços do Concelho

Obras Públicas | 22 anos após a fundação do município, Trofa terá Paços do Concelho

Pub

 

 

O dia de ontem, 26 de outubro, ficará indelevelmente marcado na memória dos trofenses, pois finalmente viram ser realizada a apresentação do futuro edifício dos Paços do Concelho da Câmara Municipal da Trofa. A reabilitação do imóvel onde se situarão os Paços do Concelho tem um custo estimado de cerca de 8,9 milhões euros e a sua construção, 20 anos depois da elevação a concelho em 19 de Novembro de 1998, acaba com o facto de ser o único de 308 municípios portugueses sem sede própria.

 

 

Foi, portanto, um dia feliz para Sérgio Humberto e os milhares de trofenses que vêem agora a sua aspiração avançar. O edifício ficará situado nas antigas instalações da Indústria Alimentar Trofense (Rações Trofense), junto ao parque de Nossa Senhora das Dores, em zona central da cidade. O projeto de reabilitação é assinado pelo arquiteto trofense José Carlos Nunes Oliveira e será concretizado no referido edifício, adquirido pela autarquia em 2016, e assume -se como “um edifício tão estrutural quanto possível, em que cada elemento se justifica por si próprio”.

Segundo a autarquia confidenciou ao Diário de Notícias, através da agência Lusa, o “concurso público internacional será lançado dentro de dias” para que as “obras possam arrancar no primeiro trimestre de 2019”, com um “prazo de execução de 22 meses”.

A área de intervenção está “classificada como uma zona prioritária de regeneração urbana no centro da cidade, inserida no perímetro da Área de Reabilitação Urbana da Trofa”, pelo que esta obra é considerada fundamental no contexto mais vasto de uma estratégia de desenvolvimento urbano preconizada para a Trofa, conferindo-lhe assim um caráter integrado e sustentável.

O terreno de intervenção tem uma área aproximada de de 6.200 metros quadrados e é constituído por naves industriais construídas em meados dos anos 70 do século XX e desenvolve-se paralelamente ao antigo canal do caminho-de-ferro desativado.

Os futuros Paços do Concelho terão quatro pisos, mais um piso inferior, ficando no rés-do-chão o atendimento e zona de recreação, no primeiro andar os serviços técnicos, no segundo instalar-se-ão o executivo municipal e respetivos serviços de apoio enquanto os terceiro e quarto andares serão reservados às instalações mecânicas.

 

Fontes: Município da Trofa, Diário de Notícias e O Notícias da Trofa

Imagens: (1, 2, 4, 5) Município da Trofa, (3) (António Costa)

 

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver. 

A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será. 

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

 

Pub

Categorias: Política

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.