Guimarães

Portugalidade | Exército afirma-se como símbolo nacional e parceiro de inovação tecnológica a partir de Guimarães

Portugalidade | Exército afirma-se como símbolo nacional e parceiro de inovação tecnológica a partir de Guimarães

Pub

 

 

As comemorações do Dia do Exército – a decorrerem de 20 a 28 de outubro – iniciaram este sábado com uma cerimónia no Paço dos Duques de Bragança, onde sobremaneira estiveram patentes as referências à “Portugalidade” e à “Inovação”, assim dando azo à indispensável renovação da imagem desta instituição face ao momento crítico que atravessa. A sessão contou com a presença de Ana Santos Pinto, Secretária de Estado da Defesa Nacional, o novo Chefe de Estado-Maior do Exército, tenente-general José Nunes da Fonseca e o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança.

 

Neste primeiro ato, face a um vasto programa que se estende ao longo da semana e com diversas iniciativas programadas para a Guimarães, decorreram demonstrações de projetos assentes no conhecimento em parceria com a comunidade científica e empresarial. O Centro de Informação Geoespacial do Exército apresentou o resultado em 3D de monumentos de referência da Cidade Berço, como o Castelo, Paço dos Duques, Torre de Alfândega, Igreja de S. Miguel do Castelo e Largo da Oliveira, através da tecnologia Laser Scanning, que permite recriar digitalmente um objeto, por intermédio de um modelo tridimensional, possibilitando a manipulação digital, a modelação e a vetorização da informação adquirida.

 

O presidente da Câmara Municipal de Guimarães enalteceu “aquilo que de melhor tem o nosso Exército” referindo-se à capacidade de “produzir conhecimento na valorização do país e transmitir esse conhecimento para a sociedade civil”. Domingos Bragança frisou que a escolha de Guimarães “faz todo o sentido para assinalar as comemorações do Dia do Exército” ao recordar que “o primeiro exército português foi constituído em Guimarães”, em alusão à Batalha de S. Mamede, ocorrida a 24 de junho de 1128, aquela que deverá ser considerada a “data da fundação de Portugal”.

Na primeira intervenção como Chefe de Estado-Maior do Exército, o tenente-general José Nunes da Fonseca destacou a “qualidade dos produtos e equipamentos” apresentados nesta sessão como motivo de “orgulho”. “Estamos na linha da frente do que é produzido a nível europeu e mundial”, salientou ainda o novo Chefe de Estado-Maior do Exército e realçou que “muito do desenvolvimento tecnológico implementado na sociedade resulta de aplicações de âmbito militar”.

A Secretária de Estado da Defesa Nacional, Ana Santos Pinto, por sua vez, catalogou o “papel do Exército” com “exemplos de sucesso” destacando as “concretizações do presente”. Ana Santos Pinto afirmou, em Guimarães, que o Exército está no bom caminho, focando “a ligação estabelecida entre as forças armadas e a comunidade” num sinal do reforço da confiança.

As comemorações do Dia do Exército prosseguem durante a semana, com destaque para a próxima 5ª feira, 25 de outubro. Nesse dia, Guimarães acolhe a Exposição do Museu Militar do Porto no Paço dos Duques (14h30); Assinatura de Protocolo de cedência temporária do Estandarte do Regimento de Infantaria nº 20 (RI20); Apresentação do livro “Palácios do Exército” (16h00) e o Concerto da Orquestra Ligeira do Exército, no Largo do Toural (21h00).

 

Fonte: Município de Guimarães

 

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver. 

A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será. 

No entanto, a Vila Nova tem custos. Gostaríamos de poder vir a admitir pelo menos um jornalista a tempo inteiro que dinamizasse a área de reportagem e necessitamos manter e adquirir equipamento. Para além disso, há ainda uma série de outros custos associados à manutenção da Vila Nova na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de multibanco ou netbanking.

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

 

Pub

Categorias: Política

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.