Vila Nova de Famalicão

Inovação | Têxteis cada vez mais amigos do ambiente são caminho de futuro da Inovafil

Inovação | Têxteis cada vez mais amigos do ambiente são caminho de futuro da Inovafil

Pub

 

 

 

A Inovafil está a cavalgar a onda da sustentabilidade com soluções ecológicas e inovadoras, num momento em que a indústria procura matérias-primas biológicas e produtos reciclados.

 

 

A fiação de Vila Nova de Famalicão desenvolveu um fio composto por pelo de iaque, bovídeo proveniente da região do Himalaias, e por uma fibra de PLA (poliácido lático).

Este novo produto foi lançado em setembro, na Première Vision – umas das mais importantes feiras do setor –, em Paris, e é finalista do iTechStyle Awards, prémio de inovação instituído pelo Citeve.

“A fibra de iaque, cuja suavidade se compara à da caxemira, é complementada por propriedades de respirabilidade e resistência a odores, por ser antibacteriana e natural. A fibra de PLA, biodegradável, é de produção sustentável, tendo como base o milho, uma fonte renovável, pelo que requer menos energia e emite menos dióxido de carbono para a atmosfera que outros polímeros. É biodegradável em condições ideais de compostagem (condições adequadas de luz, humidade, temperatura), degradando-se em meses, ao contrário de outros plásticos, como o poliéster, que demoram anos a decompor-se”, explica o administrador da Inovafil.

De resto, na opinião de Rui Martins, o futuro próximo da fileira passa exatamente por encontrar receitas cada vez mais verdes, tanto nas matérias-primas como no ciclo de produção.

Esta solução foi desenvolvida pela equipa interna da Inovafil dedicada à Investigação e ao Desenvolvimento (I&D) em parceria com a empresa congénere Lurdes Sampaio.

Empresa do universo Mundifios – o maior trader ibérico de fios têxteis –, a Inovafil nasceu em 2015 vocacionada para fazer fios especiais. Conta com 120 trabalhadores entre os seus quadros técnicos, um volume de negócios de 18 M€, em que a quota de exportações diretas ronda os 30% e uma capacidade produtiva de 160 toneladas de fio por mês.

A Inovafil exerce, neste momento, a sua atividade em S. Cosme do Vale, Vila Nova de Famalicão.

 

Fonte: Famalicão MadeIN

 

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver. 

A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será. 

No entanto, a Vila Nova tem custos. Gostaríamos de poder vir a admitir pelo menos um jornalista a tempo inteiro que dinamizasse a área de reportagem e necessitamos manter e adquirir equipamento. Para além disso, há ainda uma série de outros custos associados à manutenção da Vila Nova na rede. 

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de multibanco ou netbanking.

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

 

Pub

Categorias: Mais recentes

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Pedro Costa

Diretor e editor.

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.