Póvoa de Varzim

Obras Municipais | Município aprova requalificação da envolvente à Igreja da Lapa

Obras Municipais | Município aprova requalificação da envolvente à Igreja da Lapa

Pub

 

 

Depois de há cerca de 2 anos atrás, em setembro de 2016, a Igreja da Lapa, na Póvoa de Varzim, ter visto concluídas e inauguradas obras de requalificação e iluminação, agora é a zona envolvente à igreja e ao Centro Ocupacional que será alvo de uma renovação, adiantou Aires Pereira, o presidente da autarquia poveira.

 

 

A abertura do concurso público para estes trabalhos foi aprovada ontem, 16, em Reunião de Câmara Municipal. O presidente da edilidade, Aires Pereira, explicou que este é mais um passo na melhoria daquela zona da cidade. As raízes das árvores têm levantado o pavimento e é necessário efetuar uma intervenção nos passeios.

A Igreja da Lapa, datada de 1772, é um templo simples e modesto, como os pescadores e suas famílias que o mandaram edificar e que aqui veneram a sua padroeira, Nossa Senhora da Assunção, nos momentos mais difíceis. Na parte voltada para o mar, possui um pequeno farolim, entrtanto desativado, que reforçava a ligação prática e sentimental entre esta igreja e os pescadores na faina. Para além de uma imagem de Nª. Srª. da Lapa. Aqui se encontra também um painel invocativo da grave tragédia de 27 de Fevereiro de 1892, que marcou profundamente a comunidade e os seus costumes, uma vez que, a somar à grave crise vivida durante todo o Século XIX devida à falta de pescado, nessa data uma “tempestade ciclópica” causou a morte a 105 pescadores.

Mas outras obras municipais foram também decididas na mesma reunião. Em conjunto com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, foi decidida a reversão da doação de um terreno situado por trás da Biblioteca Municipal. Este terreno havia sido doado pelo Município, em 1989, para a construção de um novo quartel. Passadas praticamente duas décadas, o objetivo pelo qual o Município procedeu à doação não chegou a ser executado. Assim sendo, foi decidido por ambas as instituições que o terreno regressaria às mãos da autarquia para a construção da Casa das Associações.

Aires Pereira anunciou ainda que a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim enviou uma proposta à Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR) – que tem por missão a regulação e a supervisão dos setores de abastecimento público de água às populações, de saneamento de águas residuais urbanas e de gestão de resíduos sólidos urbanos – que, se for aprovada, irá significar uma redução na tarifa dos resíduos sólidos para os consumidores domésticos e não domésticos.

“Precisamos, agora, da aprovação da ERSAR para alterar os tarifários. Devido ao sucesso do sistema porta a porta, implementado nos Bairros Sul e Matriz, temos condições para fazer um ajustamento na fatura dos resíduos sólidos já a partir de janeiro de 2019. Isto irá significar uma redução de cerca de 600 mil euros em faturas”.

 

Fonte: Município da Póvoa de Varzim, Turismo do Porto e Norte de Portugal e Wikipedia

 

Imagens (0) Arquidiocese de Braga, (1) Município da Póvoa de Varzim

 

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver. 

A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos. Gostaríamos de poder vir a admitir pelo menos um jornalista a tempo inteiro que dinamizasse a área de reportagem e necessitamos manter e adquirir equipamento. Para além disso, há ainda uma série de outros custos associados à manutenção da Vila Nova na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de multibanco ou netbanking.

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

 

Pub

Categorias: Política

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.