Vinha | Final de outubro é o limite para municípios se candidatarem à eleição da AMPV a Cidade do Vinho 2019

Vinha | Final de outubro é o limite para municípios se candidatarem à eleição da AMPV a Cidade do Vinho 2019

Pub

 

 

A Associação de Municípios Portugueses do Vinho lançou o concurso para escolher o município que durante o ano de 2019 vai deter o título de Cidade do Vinho. A candidatura está aberta até ao final de outubro e a votação acontecerá em 16 de novembro.

 

 

O Conselho Diretivo da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu no passado dia 21 de setembro, na Câmara Municipal de Beja.

Um dos pontos principais em cima da mesa foi a escolha da Cidade do Vinho 2019, cujas candidaturas por parte dos municípios associados da AMPV podem ser efetuadas até ao dia 31 de outubro de 2018.

A votação e o anúncio do município que durante o ano de 2019 vai deter o título de Cidade do Vinho vai acontecer no dia 16 de novembro, na Assembleia da AMPV que irá decorrer em Torres Vedras.

Nesta reunião do Conselho Diretivo realizada em Beja, ficou também decidido o apoio da AMPV à realização do V Congresso Mundial de Enoturismo de 2020, que irá realizar-se em Reguengos de Monsaraz, em parceria com a Aenotur – Associação Internacional de Enoturismo e a Associação das Rotas do Vinho de Portugal (ARVP).

A “Cidade do Vinho” é um projeto da AMPV que surgiu em 2009, com Palmela a ser o primeiro município a receber o título. Ao longo destes anos o projeto foi-se consolidando com imensos sucessos concretizados e vividos pelos vários municípios detentores deste título, projetando inequivocamente, quer dentro do território nacional quer fora, a riqueza e o potencial das regiões vitivinícolas portuguesas, enquanto motores sustentáveis do desenvolvimento. Durante este ano de 2018 o título é partilhado pelos municípios de Alenquer e Torres Vedras.

O projeto tem como objetivo contribuir para a valorização da riqueza, da diversidade e das características comuns da cultura do vinho e do mundo rural, e de todas as suas influências na sociedade, paisagem, economia, gastronomia e património.

Recorde-se que, entre os municípios da região Norte de Portugal, dois deles já foram escolhidos como Cidade do Vinho: Barcelos, em 2014, e Viana do Castelo, em 2011.

Entretanto, em Barcelos, decorre no próximo fim-de-semana a eleição da Rainha das Vindimas de Portugal.

 

Fonte: AMPV

 

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver. 

A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será. 

No entanto, a Vila Nova tem custos. Gostaríamos de poder vir a admitir pelo menos um jornalista a tempo inteiro que dinamizasse a área de reportagem e necessitamos manter e adquirir equipamento. Para além disso, há ainda uma série de outros custos associados à manutenção da Vila Nova na rede. 

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de multibanco ou netbanking.

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

 

Pub

Categorias: Agenda, Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.