12/10 Gnration, Braga

Avant Garde | Ouvir Stockhausen: ritmos, melodias e harmonias distintas serão prazer para uns quantos

Avant Garde | Ouvir Stockhausen: ritmos, melodias e harmonias distintas serão prazer para uns quantos

 

 

Outros ritmos, outras harmonias, A música eletrónica começou com fita, tesoura, cola, geradores de impulsos e filtros. Atrás desta combinação de materiais e ferramentas está a ideia de criar sons jamais ouvidos até então. Karlheinz Stockhausen reconheceu desde cedo a necessidade de saber que tipo de material dispunha para compor. Afinal o que é o som? Nas instalações da WDR Stockhausen estudou o espectro sonoro de vários sons. Mas… se é possível analisar as características internas do som, porque não criar sons inéditos?

 

 

Stockhausen compôs Telemusik (1966) no estúdio da radio japonesa NHK onde integrou 25 excertos de música tradicional manipulados eletronicamente. “Tele” significa distante; Telemusik significa a coexistência no tempo e espaço de música que pertence a todos os humanos.

Kontakte (1960) representa um novo paradigma: a unificação do tempo musical onde uma nota se transforma em ritmo através da velocidade de frequências ou um som em ruído através do controlo da regularidade. A perceção do tempo convida o ouvinte a encarnar o próprio som, que viaja no espaço numa difusão quadrofónica e se revela em timbres tão familiares como a madeira, o metal, a pele e os contactos entre eles.

Telemusik e Kontakte são as duas peças que a pianista Patrícia Martins, o percussionista Michael Pattmann e a eletrónica de Ricardo Guerreiro levam a palco, na Blackbox, na noite desta sexta-feira, pelas 22h30.

Há apenas 150 lugares na sala e um deles pode ser seu.

Preço: 7,00 €

 

Fonte: Gnration

 

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos. Gostaríamos de poder vir a admitir pelo menos um jornalista a tempo inteiro que dinamizasse a área de reportagem e necessitamos manter e adquirir equipamento. Para além disso, há ainda uma série de outros custos associados à manutenção da Vila Nova na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de multibanco ou netbankimg.

 

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

 

Pub

Categorias: Agenda, Arte

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Pedro Costa

Diretor e editor.

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.