Velhice | ‘Demência, da prevenção ao tratamento’ marca Dia Internacional do Idoso

Velhice | ‘Demência, da prevenção ao tratamento’ marca Dia Internacional do Idoso

Pub

 

As comemorações do Dia Internacional do Idoso, através de um programa desenvolvido pela Divisão de Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães, iniciaram esta segunda-feira, 8 de outubro, com um workshop alusivo ao tema “Alzheimer e outras demências – da prevenção ao tratamento”.

 

A sessão de abertura contou com a presença da vereadora da Ação Social, Paula Oliveira, do Provedor do Idoso, José Lopes, sob orientação de Filomena Santos, psicóloga clínica e da saúde, perante uma plateia composta por vários técnicos ligados a instituições do concelho.

Paula Oliveira realçou a preocupação da Câmara Municipal em despertar a discussão à volta do tema, advertindo que “não há respostas absolutas e as respostas que existem devem ser transversais” à medida de cada caso, perante “um longo caminho ainda a percorrer”, sublinhou a vereadora da Ação Social.

Filomena Santos lembrou que Portugal é o quarto país da OCDE mais envelhecido e a prevenção é a melhor medida para o combate às doenças de demência e Alzheimer. Nesta medida, através das ações desenvolvidas, a autarquia de Guimarães “está sensibilizada” e foca um “apelo à consciencialização da demência” com o objetivo de proporcionar um envelhecimento da população com qualidade de vida.

O programa do Dia Internacional do Idoso prossegue esta terça-feira, 9 de outubro, com um espetáculo de variedades no Multiusos de Guimarães que inclui a participação do Cercissons (CERCIGUI), do Grupo Folclórico da UNAGUI, do Grupo de Concertinas do Encontro de Saberes e também do artista Marco Génio.

O Dia Internacional do Idoso foi instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa. A mensagem do dia do idoso é passar mais carinho aos idosos, muitas vezes esquecidos pela sociedade e pela família.

Em Guimarães, a Divisão de Ação Social da Câmara Municipal está a organizar as Comemorações do Dia Internacional do Idoso com atividades que decorrerão entre os dias 8 e 12 de outubro. As atividades incluem o workshop subordinado ao tema “Alzheimer e outras demências”, hoje realizado, um espetáculo de variedades no Pavilhão Multiusos de Guimarães, que inclui a participação do Cercissons (CERCIGUI), do Grupo Folclórico da UNAGUI, do Grupo de Concertinas do Encontro de Saberes e também do artista Marco Génio, sessões de hidroginástica e de musicoterapia e um conjunto de rastreios nas áreas da visão, da audição e da Diabetes. Destaque-se que alguns destes rastreios decorrem nas instalações do Multiusos e outros no CliHotel.

A novidade no programa deste ano, pelos momentos salutares de encontro e diversão, são os convívios que vão decorrer na sexta-feira, 12 de outubro, entre várias instituições locais e os projetos sociais em curso no concelho.

O momento alto do programa acontecerá no dia 10 de outubro, quarta-feira, pelas 14h30, com a celebração da Eucaristia Sénior, presidida pelo Reverendíssimo Pe. Constantino e Sá, Arcipreste de Guimarães e Vizela.

8 de outubro (segunda-feira)
10h00 – Biblioteca Municipal Raul Brandão | Worshop: Alzheimer e outras demências – Da prevenção ao Tratamento

9 de outubro (terça-feira)
14h30 – Multiusos de Guimarães | Espetáculo de Variedades: Cercissons – Grupo de Percussão CERCIGUI; UNAGUI – Grupo Folclórico; Encontro de Saberes – Grupo de Concertinas; Marco Génio.
10 de outubro (quarta-feira)
14h30 – Multiusos de Guimarães | Eucaristia Sénior presidida pelo Reverendíssimo Pe. Constantino e Sá, Arcipreste de Guimarães e Vizela

11 de outubro (quinta-feira)
09h00 – Clihotel Aula de Hidroginástica
10h00 às 17h00 Rastreios (visão e audição) e Optometria Tempo Livre – Complexo de Piscinas de Guimarães 2 sessões de hidroginástica 4 sessões de musicoterapia
11h15 e 15h00 Rastreio à diabetes

12 de outubro (sexta-feira)
Convívio entre Instituições e Projetos Sociais
14h30 – A Casa do Povo de Briteiros recebe os Projetos Sociais Raízes; Castreja e Enredate com sede na Casa do Povo de Serzedo; o Centro Social Paroquial de Ronfe recebe os Projetos Sociais “Então Vamos” e “Encontro de Saberes”; a Unidade de Cuidados Continuados Integrados de S. Pedro/Polvoreira recebe os Projetos Sociais “Candoso Ativo”; “Intervenção Local”; “Gandarela + Vida” e UNAGUI.

Recorde-se que Guimarães foi o primeiro concelho do Portugal a criar a figura do Provedor do Idoso, em 14 de outubro de 2016, através de um protocolo de cooperação assinado entre a Comissão de Proteção ao Idoso (CPI) e o Município de Guimarães.

O Provedor do Idoso é um elemento de ligação da comunidade vimaranense à autarquia, assegurando a representatividade da população sénior na definição das suas políticas para o envelhecimento. Guimarães possui cerca de 20000 idosos, 3000 dos quais vivem sós.

Os atendimentos são realizados mediante marcação prévia nos serviços de Ação Social da Câmara de Guimarães, decorrendo às sextas-feiras de manhã.

 

Fonte: Município de Guimarães

Imagens: Município de Guimarães

 

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos. Gostaríamos de poder vir a admitir pelo menos um jornalista a tempo inteiro que dinamizasse a área de reportagem e necessitamos manter e adquirir equipamento. Para além disso, há ainda uma série de outros custos associados à manutenção da Vila Nova na rede.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de multibanco ou netbankimg.

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

 

Pub

Categorias: Política, Sociedade

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.