Vila Nova de Famalicão

PS em Ação | Rio Este, Cavalões e Outiz foram alvo de visita de trabalho dos socialistas famalicenses

PS em Ação | Rio Este, Cavalões e Outiz foram alvo de visita de trabalho dos socialistas famalicenses

Pub

 

 

O líder da Concelhia famalicense do Partido Socialista, Rui Faria, e os vereadores do partido na Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Nuno Sá, Célia Menezes e Vítor Pereira, acompanhados de vários autarcas, dirigentes e outros militantes socialistas, designadamente de Manuel Carvalho, que foi o cabeça de lista do PS nas últimas autárquicas à União de Freguesias de Gondifelos, Cavalões e Outiz, realizaram visitas de trabalho em Cavalões e Outiz.

 

 

Percorrendo vários locais em Cavalões e Outiz, aproveitando para fazer contactos de rua com a população, a comitiva socialista famalicense observou e registou problemas que consideram “continuar a carecer de uma melhor resposta, bem como novos desafios para o desenvolvimento destes territórios”, em particular ao nível do ambiente e equipamentos públicos.

Os políticos socialistas, pela voz de Rui Faria, salientaram  nomeadamente a necessidade de investir e potenciar o rio Este, curso de água que percorre estas freguesias. “Nesta zona do concelho de Vila Nova de Famalicão são vários os locais onde o rio Este passa e é necessário, por um lado, assegurar e acompanhar a sua qualidade ambiental e, por outro lado, investir em novos espaços e equipamentos, como por exemplo represas e piscinas naturais que dinamizem o turismo, cultura, lazer e economia local”.

Recordam Rui Faria e o Partido Socialista que ainda há bem pouco tempo ocorreu nova descarga poluente no rio Este – na zona de Gondifelos/Outiz – que “matou mais de 2.000 peixes e causou graves prejuízos ambientais. Cumpre-nos denunciar e chamar a atenção para estes atentados contra a natureza e a urgência de soluções de administração e gestão que acabem com estes flagelos. Desde logo, é necessário consciencializar a opinião pública, apostar na educação ambiental, punir os infratores e os políticos fazerem ouvir a sua voz contra os ataques ao rio Este, pugnando pelo seu fim.”

Os dirigentes e autarcas do PS estiveram na ponte românica de S. Veríssimo, Cavalões, onde se percebeu a “potencialidade daquele monumento e da sua envolvente fluvial que exigem a sua conservação e investimento num projeto de lazer polivalente para aquele espaço. Esta política ambiental também se constrói com a aposta nos equipamentos públicos e sua dinamização.”

De igual modo, Rui Faria aproveita a ocasião para relembrar ter inscrita na agenda do Partido Socialista de Famalicão a preocupação e a reivindicação das infraestruturas básicas para todas as freguesias do Concelho. Refere o dirigente local famalicense ser “lamentável que a coligação da direita PSD/PP, ao fim de quase duas décadas instalada no poder do Município, não seja capaz de dotar o Concelho de Vila Nova de Famalicão com rede de água pública e de saneamento em todo o seu território, ao serviço das necessidades mais essenciais dos nossos concidadãos. Em 2018, apesar de todas as promessas do PSD/PP só para ganhar eleições, Outiz e Cavalões ainda não estão totalmente servidos da rede de água e saneamento, sendo que para 2019, considerando as declarações do Presidente da Câmara Municipal e do Presidente da Junta de Freguesia, não se prevê que o Orçamento Municipal faça qualquer investimento nestas freguesias para estas redes básicas.”

Outra matéria que preocupa o Partido Socialista e tem vindo a ser alvo de monitorização no concelho de Famalicão, por parte da Concelhia do PS e dos seus autarcas locais, é a crescente sobrelotação e dificuldades de funcionamento dos cemitérios. Manuel Carvalho e os membros da Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Gondifelos, Cavalões e Outiz, expressaram a sua atenção para com este problema e apontaram a necessidade de serem encontradas respostas para o alargamento dos cemitérios.

Para terminar a visita, Rui Faria, Nuno Sá, Célia Menezes, Vítor Pereira e Manuel Carvalho, acompanhados de diversos populares da freguesia, deslocaram-se ainda ao Parque Desportivo de Outiz. “A situação atual é de grande abandono e degradação, sendo necessário acautelar que este amplo espaço possa servir novamente como equipamento ao dispor da população de Outiz para o seu lazer e desporto.

Terminado mais um roteiro pelas freguesias, incluído no Programa PS EM AÇ@O, considera Rui Faria que este está a permitir “o conhecimento aprofundado da realidade local, a proximidade às populações e ao território”, de modo a “habilitar ao sucesso as propostas e ideias que o PS apresenta e vai continuar a apresentar pelo desenvolvimento do concelho de Vila Nova de Famalicão quer publicamente quer nos diversos órgãos competentes do poder político”.

 

 

Pub

Categorias: Política

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.