21/9 a 1/10 Póvoa de Varzim, Vila do Conde

Trabalho | Centro de Emprego da Póvoa de Varzim organiza as I Jornadas de Emprego e Qualificação

Trabalho | Centro de Emprego da Póvoa de Varzim organiza as I Jornadas de Emprego e Qualificação

 

 

O Centro de Emprego da Póvoa de Varzim implementou, em parceria com as Câmaras Municipais da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, as I Jornadas de Emprego e Qualificação. O encontro teve início anteontem, 21 e decorre até ao próximo dia 1 de outubro.

 

 

Esta iniciativa pretende reunir empresas que desenvolvam a sua atividade económica em qualquer dos concelhos parceiros. O evento pretende também constituir uma oportunidade para a comunidade, embora em particular para os jovens estudantes e os candidatos a um novo emprego de modo a facilitar a entrada em contacto com entidades empregadoras. Ao todo, participam nestas I Jornadas de Emprego e Qualificação cerca de 70 empresas.

Inserida nas Jornadas está a I Mostra de Profissões – profissão por um dia com tertúlias acerca do “Futuro das pescas”, “Desafios à inclusão”, “Mobilidade das empresas”, “Best places to work”, “Outros métodos de remuneração”, “Futuro das empresas por tradição”, workshops sobre fotografia, cozinha e pastelaria, saúde e beleza dos cabelos, sushi, cozinha saudável, mix de massagens, novas tendências em arte floral, RGPD, multimédia e primeiros socorros. Esta Mostra irá acontecer nos dias 21 e 22 de setembro, nos Jardins da Avenida Júlio Graça, em Vila do Conde.

No dia 25 terá lugar o seminário ‘Qualificação e Empregabilidade’, no Cine-Teatro Garrett. Às 10h30 irá realizar-se a mesa redonda “Qualificação ao longo da vida. Formação e conhecimento’, com a participação de José Manuel Castro, do IEFP e presidente do Conselho de Administração da Modatex, José Pedro Amorim, da Universidade do Porto, Orquídia Silva, diretora do Grupo Prochef, e moderação de Luísa Tavares Moreira, presidente da Delegação da Póvoa de Varzim da Cruz Vermelha Portuguesa. Às 11h30 terá início a palestra “Desafios do futuro”, por Joaquim Luís Coimbra, da Universidade do Porto, e às 14h30 decorrerá nova mesa-redonda subordinada ao tema “Indústria 4.0 e mercado de trabalho” com Paula Arriscado, diretora de Comunicação e Marketing da Toyota Portugal (Grupo Salvador Caetano) e Cândida Silva, professora da Escola Superior de Hotelaria e Turismo – Instituto Politécnico do Porto, e moderação de Flávio Ferreira – presidente da Escola Superior de Hotelaria e Turismo – Instituto Politécnico do Porto. Às 15h45, Samuel Soares, CEO da Samsys, irá abordar um tema muito atual, ‘Hard skills vs Soft Skills’, com moderação de Maria José Correia, diretora do Centro de Emprego da Póvoa de Varzim.

Dois dias mais tarde, a 27, no Diana Bar, serão entregues os diplomas do Centro Qualifica, um reconhecimento dirigido a jovens e adultos que concluíram a sua formação através do Centro QUALIFICA da Póvoa de Varzim, em modalidades de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) Escolar, de nível básico e secundário.

Finalmente, nos dias 28 de setembro e 1 de outubro, nas Escolas Secundárias D. Afonso Sanches, José Régio, Eça de Queirós e Rocha Peixoto acontecerá o Roadshow Kit para o  Emprego. A iniciativa destina-se a estudantes do ensino secundário, de estabelecimentos de ensino públicos dos concelhos de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, dotando-os de um conjunto de ferramentas úteis para integração futura no Mercado de Emprego. As temáticas do programa incluem Entrevista de Emprego (dramatização), Como fazer um bom CV (youtuber video) e Marketing Pessoal e Empreendedorismo (ANJE/ESHT).

 

Fonte: Município da Póvoa de Varzim

Imagens: António Tedim (0) e Instituto de Emprego e Formação Profissional (1)

 

Pub

Categorias: Agenda, Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.