Braga procura transformar práticas da mobilidade urbana

Braga procura transformar práticas da mobilidade urbana

Pub

 

 

O Município de Braga apresentou esta sexta-feira o programa da Semana Europeia da Mobilidade (SEM) 2018, que decorrerá entre os dias 16 e 22 de Setembro. Esta será uma semana dedicada à sensibilização dos bracarenses para as soluções de mobilidade partilhada e para os benefícios do uso de modos suaves, mas será, sobretudo, o ponto de partida para a implementação de projetos estruturantes que visam transformar as práticas de mobilidade na cidade.

“Queremos que os bracarenses tenham consciência que a mobilidade é uma questão com muito impacto na sua qualidade de vida. E, se é certo que ainda existem muitos problemas para resolver, como é o caso do nó de Infias, existem também iniciativas que vão fazendo a diferença no quotidiano da população”, salientou Ricardo Rio, o presidente da autarquia, durante a sessão de apresentação da SEM 2018.

Já a partir da próxima segunda-feira, 17 de setembro, o Município inicia o ‘School Bus’, um projecto que pretende reduzir o congestionamento automóvel no perímetro das escolas. “O School Bus tem como foco principal retirar viaturas de circuitos que estão manifestamente mais carregados, pelo que a selecção dos equipamentos escolares teve como único critério a questão do volume de tráfego existente”, explicou Ricardo Rio.

Ainda no contexto escolar, a autarquia está a implementar o ‘Stop and Go’ para aumentar as condições de segurança junto às escolas, através da criação de zonas de paragem rápida para a saída e entrada de crianças. Estas zonas estão a ser implementadas junto às escolas com ensino básico, nomeadamente na Rua do Raio, S. João do Souto, na Escola André Soares, Francisco Sanches, D. Pedro V, Colégio D. Diogo e Colégio DaVinci.

Já o vereador Miguel Bandeira abordou alguns dos projetos estruturantes para a mobilidade que estão agora a ser implementados, como a criação de zonas 30 em diversos bairros residenciais, a requalificação da variante da encosta em Lamaçães ou a criação dos laboratórios vivos para a descarbonização – ‘Braga Urban Innovation Laboratory Demonstrator (BUILD)’, uma iniciativa apoiada pelo Ministério do Ambiente através do Fundo Ambiental e cujo protocolo será assinado na próxima segunda-feira, dia 17 de setembro.

A implementação de 150 lugares de estacionamento de bicicletas, a implementação de 160 lugares de estacionamento de motociclos, a implementação de faixas BUS e a apresentação dos novos autocarros eléctricos dos TUB são outras das medidas que serão executadas até ao final do ano.

Sob o lema “Combina e Move-te”, o programa da SEM 2018 prevê a realização de ‘peddy bus’ para as escolas, acções de educação rodoviária, acções de fiscalização júnior, concurso de ideias para pintura e ilustração dos abrigos dos TUB e medições ambientais junto às escolas. SEM termina no dia 22 de setembro, às 21h00, com a realização de um passeio nocturno de bicicleta no âmbito da programação da Cidade Europeia do Desporto.

vn online | mobilidade - braga - semana da mobilidade

Imagens: Município de Braga

Pub

Categorias: Braga, Mobilidade

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.