14/9 Parque da Devesa, Vila Nova de Famalicão

Ambientar-se | Vento Norte apresenta ‘A 11ª Hora’ (Before the Flood), de Leonardo di Caprio, na Casa do Território

Ambientar-se | Vento Norte apresenta ‘A 11ª Hora’ (Before the Flood), de Leonardo di Caprio, na Casa do Território

 

 

Amanhã, 14, pelas 21h30, na Casa do Território do Parque da Devesa, em Vila Nova de Famalicão, será projetado o documentário Before the flood, a que se seguirá um momento de debate entre todos os que se juntarem à iniciativa organizado pela associação ecologista famalicense Vento Norte.

 

 

O documentário Before the flood, estreado e transmitido em outubro passado, foi produzido por Leonardo DiCapriopara a National Geographic e foi já transmitido pela RTP. DiCaprio é também a figura central da obra, que entrevista líderes políticos, religiosos e cientistas.

O filme, que estreou no Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF), segue a história de um ativista ambiental enquanto chama a atenção para várias questões prejudiciais para o nosso planeta. O filme apresenta-nos um relato fascinante sobre as mudanças climáticas, bem como as ações que nós como indivíduos e como sociedade podemos ter para evitar a interrupção catastrófica da vida no nosso planeta.

Before the Flood segue Leonardo DiCaprio na sua viagem através dos 5 continentes e do Ártico enquanto conversa com cientistas, líderes mundiais, ativistas e moradores locais para obter uma compreensão mais profunda deste complexo tema. A ideia é investigar soluções concretas para o mais urgente desafio ambiental do nosso tempo.

.

Sinopse: «Um impressionante testemunho do quanto as atividades humanos estão a contribuir para alterar o clima do planeta

Produzido e narrado por Leonardo Di Caprio, conta com a participação e o testemunho de dezenas de conceituados cientistas nesta luta pelo restabelecimento do equilíbrio da relação entre a humanidade e os ecossistemas.
o documentário mostra os desastres naturais causados pela humanidade e mostra o que pode ser feito para reverter os problemas, entrevistando mais de 50 pessoas, como o cientista Stephen Hawking e o ex-presidente soviético Mikhail Gorbachev.»

.

A Associação Vento Norte

A Associação de Defesa do Ambiente e Ocupação dos Tempos Livres – VENTO NORTE – foi criada em 13 de Fevereiro de 1996 por nove sócios fundadores: Francisco Manuel Carvalho Costa, José Filinto Castro Trigo, Ana Paula da Costa Ferreira Barbosa, Marta Cristina Pereira Vida, Luís Miguel Silva Santos Salgado, Jorge Paulo Ferreira Moniz, Ana Paula de Lemos Ribeiro Pereira, Tiago Francisco Sousa Rodrigues e José Paulo Cruz do Couto.

Sediada em Vila Nova de Famalicão, estatutariamente tem como objectivos a promoção da educação ambiental, a ocupação dos tempos livres dos jovens e a conservação da natureza.

Os órgãos sociais da Associação são a Direcção, com cinco elementos, o Conselho Fiscal, com três elementos e a Mesa da Assembleia Geral, também com três elementos.

A Associação é regida por um regulamento geral interno cuja versão inicial de 15 de Fevereiro de 1996 foi actualizada em Fevereiro de 2001, em Fevereiro de 2002 e em Fevereiro de 2009.

Contando actualmente com cerca de 240 associados, está organizada em sete departamentos (cada um com o seu regulamento particular): Montanhismo, Canoagem, Fotografia, BTT e Cicloturismo, Mergulho, Educação Ambiental e Conservação da Natureza.

A Associação encontra-se inscrita no Registo Nacional de Associações Juvenis e está representada no Conselho Consultivo Regional, do Instituto Português da Juventude de Braga e no Conselho Consultivo da Juventude, da Câmara Municipal de V. N. de Famalicão.

Está também associada à Federação Regional de Associações Juvenis..

A Vento Norte é filiada também, desde 2000, na Federação Portuguesa de Campismo e Caravanismo.

 

Pub

Categorias: Agenda, Ciência, Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.