9/9 Vila Nova de Famalicão

50 anos | Cidade de Famalicão celebra aniversário da ‘Júlio’ – Escola Básica EB 2,3 Júlio Brandão

50 anos | Cidade de Famalicão celebra aniversário da ‘Júlio’ – Escola Básica EB 2,3 Júlio Brandão

A Escola Básica EB 2,3 Júlio Brandão celebra no próximo domingo, dia 9, o seu 50º aniversário. Assim, irá realizar-se uma sessão solene na própria escola que contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, entre muitos outros convidados. A sessão solene terá início pelas 10h30.

 

 

A cerimónia, que contará ainda com as presenças do delegado regional da Direção de Serviços da Região Norte (DGEstE), José Mesquita, e dos vários diretores dos agrupamentos de escolas de Vila Nova de Famalicão ficará marcada pela apresentação do carimbo do dia CTT comemorativo da efeméride.

A Escola Preparatória de Júlio Brandão, atual Escola Básica EB 2,3 Júlio Brandão, hoje integrada no Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, foi criada através da portaria n.º 23600, de 9 de setembro de 1968, tendo na altura ficado instalada no edifício da então Escola Industrial e Comercial de Vila Nova de Famalicão, a atual Escola Secundária D. Sancho I. Só em 1986 foi dado início à construção das instalações definitivas da atual escola, na Rua Padre António José Carvalho Guimarães, tendo entrado em funcionamento no ano letivo de 1987/88, com a frequência de cerca de 1500 alunos.

Ao longo destes cinquenta anos de existência, a escola funcionou em diversos locais, com designações variáveis, mas “foi consolidando uma identidade que faz dela uma instituição educativa de referência em Famalicão – identidade dada e recebida por todos aqueles que por ela passaram, quer para estudar, quer para trabalhar, desde 1968 até 2018”, refere Carlos Teixeira, o atual diretor do AECCB.

Aguardando a presença de muitos dos antigos alunos e funcionários, Carlos Teixeira acrescentaria ainda que “a melhor forma de todos os que tiveram esse privilégio manifestarem o seu orgulho e gratidão é participarem na programação comemorativa que tem o seu início no próximo domingo, na Escola EB 2,3 Júlio Brandão”.

Do programa de comemorações dos 50 anos de vida da EB 2,3 Júlio Brandão, afetivamente apelidada de “Júlio” pelos alunos, professores e demais funcionários da Escola, constam, para além da presente sessão solene, a realização de um Sarau Cultural, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, em de outubro, um Concerto, na Igreja Matriz velha, em 30 de novembro, e um momento de convívio sob a forma de um Jantar Júlio Brandão – Do passado ao presente…, em 7 de dezembro, a realizar na Quinta da Alegria, em Ribeirão.

 

Fontes: Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco e Município de Famalicão

 

Pub

Categorias: Agenda, Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.