‘Identidade própria faz dela uma instituição educativa de referência’
Famalicão celebra aniversário da ‘Júlio’ [EB 2,3 Júlio Brandão]
![Famalicão celebra aniversário da ‘Júlio’ [EB 2,3 Júlio Brandão]](https://vilanovaonline.pt/wp-content/uploads/2018/09/JB-DSC_4849-e1536347663584-800x500_c.jpg)
Pub
A Escola Básica EB 2,3 Júlio Brandão celebra no próximo domingo, dia 9, o seu 50º aniversário. Assim, irá realizar-se uma sessão solene na própria escola que contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, entre muitos outros convidados. A sessão solene terá início pelas 10h30.
A cerimónia, que contará ainda com as presenças do delegado regional da Direção de Serviços da Região Norte (DGEstE), José Mesquita, e dos vários diretores dos agrupamentos de escolas de Vila Nova de Famalicão ficará marcada pela apresentação do carimbo do dia CTT comemorativo da efeméride.
A Escola Preparatória de Júlio Brandão, atual Escola Básica EB 2,3 Júlio Brandão, hoje integrada no Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, foi criada através da portaria n.º 23600, de 9 de setembro de 1968, tendo na altura ficado instalada no edifício da então Escola Industrial e Comercial de Vila Nova de Famalicão, a atual Escola Secundária D. Sancho I. Só em 1986 foi dado início à construção das instalações definitivas da atual escola, na Rua Padre António José Carvalho Guimarães, tendo entrado em funcionamento no ano letivo de 1987/88, com a frequência de cerca de 1500 alunos.
Ao longo destes cinquenta anos de existência, a escola funcionou em diversos locais, com designações variáveis, mas “foi consolidando uma identidade que faz dela uma instituição educativa de referência em Famalicão – identidade dada e recebida por todos aqueles que por ela passaram, quer para estudar, quer para trabalhar, desde 1968 até 2018”, refere Carlos Teixeira, o atual diretor do AECCB.
Aguardando a presença de muitos dos antigos alunos e funcionários, Carlos Teixeira acrescentaria ainda que “a melhor forma de todos os que tiveram esse privilégio manifestarem o seu orgulho e gratidão é participarem na programação comemorativa que tem o seu início no próximo domingo, na Escola EB 2,3 Júlio Brandão”.
Do programa de comemorações dos 50 anos de vida da EB 2,3 Júlio Brandão, afetivamente apelidada de “Júlio” pelos alunos, professores e demais funcionários da Escola, constam, para além da presente sessão solene, a realização de um Sarau Cultural, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, em de outubro, um Concerto, na Igreja Matriz velha, em 30 de novembro, e um momento de convívio sob a forma de um Jantar Júlio Brandão – Do passado ao presente…, em 7 de dezembro, a realizar na Quinta da Alegria, em Ribeirão.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagens: 0, 2) M VNF, 1) CT
**
VILA NOVA: conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque considera válido o trabalho realizado.
Apoie a VILA NOVA. Efetue um contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91 — BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484
Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio, receberá o respetivo recibo.
Gratos pelo seu apoio e colaboração.
*
Pub
Acerca do Autor
Artigos Relacionados

10 a 12/8 Pedome, Vila Nova de Famalicão
Slimmy e Sam the Kid & Mundo Segundo são cabeças-de-cartaz do Festival Calça Ferros

Prevenir disseminação da Covid-19
Resíduos | Barcelos e Resulima apelam à separação e reciclagem com cuidados redobrados

4/12 Universidade do Minho, Braga
Conferência | ’70 Após a DUDH – Mais livres e mais iguais?’ em debate na UMinho

APAV relembra necessidade de escapar a condutas abusivas e disponibilidade para ajudar se for o caso
‘Dar o Clique’ e evitar abusos no namoro

Documentário polémico pretende mudar a forma de ver e consumir recursos marinhos, em particular os provenientes da pesca, encarada como ‘pirataria dos mares’
‘Seaspiracy’ exibe a pesca como o principal problema dos oceanos

Estrutura sindical docente condena também ‘aligeiramento’ da segurança de alunos, professores e outros profissionais e famílias
Ensino | Fenprof afirma existirem mais de 120 escolas com casos positivos de Covid-19
Comente este artigo
Only registered users can comment.