Partido Socialista

OE 2019 | António Costa: Ter uma boa gestão orçamental é governar bem

OE 2019 | António Costa: Ter uma boa gestão orçamental é governar bem

Pub

 

 

António Costa, secretário-geral do Partido Socialista, falando na “festa de verão” do PS, assegurou que “não é por ser ano eleitoral que vamos pôr em causa o rigor orçamental na proposta de OE para 2019″ e salientou que “os portugueses não votam em quem ponha em causa a sustentabilidade das contas públicas”.

Referindo-se ao crescimento de 2,7% da economia portuguesa em 2017, António Costa afirmou que “o ano passado foi o ano em que mais crescemos na economia portuguesa desde que aderimos ao euro e foi o primeiro ano em que Portugal voltou a crescer mais do que a média europeia desde que aderimos ao euro.” Por isso, refere o também primeiro-ministro, o próximo Orçamento ”vai dar continuidade às boas politicas” adotadas pelo seu Governo, com subida das pensões e apoios sociais, mas também com investimento na saúde, educação e infraestruturas. “Não podemos estragar o que já conseguimos. Não podemos por em causa a estabilidade política nem ter uma gestão orçamental irresponsável”, salientou.

No entanto, o primeiro-ministro deixou a ideia de que “ter uma boa gestão orçamental não é de esquerda nem direita, é governar bem” e que deixará o país “muito melhor” do que o encontrou.

Sobre o interior, Costa referiu que é preciso colocar estas regiões “ao serviço do crescimento da economia” e o “maior investimento ferroviário do século na ligação de Sines a Badajoz”.

Pelo meio, António Costa deixou no ar também a novidade de uma redução para metade no IRS dos emigrantes que eventualmente regressem ao país nos próximos 2 anos, mas a medida não tem colhido  aceitação ou apoios nem entre os destinatários da mesma nem sequer entre os seus parceiros de coligação.

Para terminar, o chefe de Governo referiu que é necessário “apostar na ciência, cultura e educação” e sublinhou a urgência de “resolver e enfrentar o nosso desafio demográfico”.

 

Fonte: Partido Socialista

 

Pub

Categorias: Política

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.