Barcelos

Riscos | PSD preocupado com falta de limpeza das bermas das estradas nacionais

Riscos | PSD preocupado com falta de limpeza das bermas das estradas nacionais

Pub

 

 

As bermas e valetas das estradas nacionais que atravessam o Concelho de Barcelos, da responsabilidade da IP – Infraestruturas de Portugal, estão cheias de lixo e vegetação. O PSD Barcelos atribui essa responsabilidade no entanto, também ao presidente da edilidade ao considerar que noutros concelhos os respetivos executivos estarão a agir com o intuito de colmatar tais lacunas.

 

 

“Não é bom para Barcelos ver as rotundas, as bermas, as valetas, os passeios, os acessos de tantas casas de negócio e habitações, servidos por estradas nacionais, conspurcados por vegetação crescente, silvas, ervas daninhas, plásticos e todo o tipo de lixo a esvoaçar e a entrar porta dentro de habitações, negócios e veículos” assim se inicia o comunicado do PSD Barcelos relativo à falta de limpeza das estradas nacionais que atravessam Barcelos, questionando se o executivo municipal e o respetivo presidente da Câmara de Barcelos, Miguel Costa Gomes, já pediram responsabilidades ao Governo ou à IP – Infraestruturas de Portugal.

Recorde-se que, na sequência dos incêndios de 2017, e ainda em outubro do ano anterior, o Governo dirigido por António Costa fez aprovar legislação para que, em 2018, a Infraestruturas de Portugal desenvolvesse todas as atividades necessárias, nomeadamente de ceifa e de corte seletivo de vegetação herbácea, arbustiva e arbórea até dez metros do limite da faixa de rodagem, nas faixas de gestão de combustível, relativamente à rede rodoviária de que é concessionária, o mesmo acontecendo em relação à ferrovia. No mesmo diploma desde logo eram descativadas as verbas à implementação das medidas necessárias.

“Porquê não olhar para o exemplo de outros concelhos que se preocupam com o estado de conservação e limpeza das bermas e valetas das suas estradas nacionais?” questiona o PSD Barcelos, referindo que ainda não se apercebeu de qualquer preocupação da Câmara Municipal.

Considerando que “o estado de conservação e limpeza das bermas são um mau exemplo para a imagem do Concelho de Barcelos, Cidade Criativa da Unesco”, mas também o 23º concelho mais populoso de Portugal, o PSD Barcelos alerta para a má imagem deixada perante visitantes e turistas, uma vez que “a vegetação nas bermas e valetas das estradas nacionais e o lixo que as enche não são o melhor cartão de visitas à nossa cidade.

 

Pub

Categorias: Política

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.