11/5 a 23/9 Museu de Serralves, Porto

Arte Contemporânea | Espólio intemporal. The Sonnabend Collection: Meio Século de Arte Europeia e Americana, P II

Arte Contemporânea | Espólio intemporal. The Sonnabend Collection: Meio Século de Arte Europeia e Americana, P II

 

 

Na sequência da apresentação em 2016 de “A Coleção Sonnabend. Meio Século de Arte Europeia e Americana. Part I”, o Museu de Serralves apresenta agora “A Coleção Sonnabend: Meio Século de Arte Europeia e Americana. Part II”, uma grande exposição dedicada à Coleção Sonnabend. A exposição é comissariada por António Homem, diretor da Sonnabend Gallery, homem que teve o privilégio de conviver com muitos dos artistas aqui apresentados.

 

 

Criada pela influente galerista Ileana Sonnabend, a Coleção Sonnabend é considerada uma das mais importantes coleções de arte americana e europeia da segunda metade do século XX,. Nela se encontram representados alguns dos movimentos fundamentais da arte ocidental dos nossos dias. Embora conhecida sobretudo pelo seu apoio aos protagonistas da arte pop, do minimalismo, da arte povera, do pós-minimalismo e da arte conceptual, Ileana Sonnabend deu continuidade ao seu compromisso até à data da sua morte em 2007. Um reflexo do apoio e do entendimento profundo de Ileana Sonnabend relativamente aos artistas com quem trabalhou nas suas galerias de Paris e Nova Iorque, a exposição revela a notável clarividência das suas escolhas ao longo de mais de cinco décadas e o seu duradouro legado.

A Parte  II aborda dois temas presentes na Coleção Sonnabend: o uso da fotografia, desde a Arte Conceptual dos anos 1960 até ao presente; e o trabalho de artistas dos anos 1980 relacionados com a Pop Art, o minimalismo e a arte conceptual. A exposição inclui obras de Gilbert & George, Bernd e Hilla Becher, John Baldessari, Hiroshi Sugimoto, Candida Hofer, Haim Steinbach e Ashley Bickerton, entre outros. Uma apresentação de esculturas de Jeff Koons produzidas entre 1985 e 2012 constituirá uma pequena retrospetiva do icónico artista norte-americano.

Em 2016, na primeira parte desta exposição, haviam sido apresentadas 61 pinturas, esculturas e instalações, datadas de 1956 à atualidade, da autoria de 43 artistas, a maioria dentre eles apresentada pela primeira vez em Portugal. Entre os artistas presentes encontravam-se Sol Lewitt, Mel Bochner,  Christo, Robert Feintuch, Jasper Johns, Michelangelo Pistoletto, Robert Rauschenberg,Richard Serra, Andy Warhol, Tom Wesselmann e Roy Lichtenstein.

Comissariada por António Homem, a exposição em Serralves é organizada com a colaboração da Fondazione Musei Civici Venezia (MUVE), Ca’ Pesaro, em Veneza, e da Sonnabend Collection Foundation. Numa altura em que o Museu de Serralves dedica uma atenção cada vez maior à sua coleção de arte portuguesa e internacional, a Coleção Sonnabend assume uma relevância particular. Obras dessa coleção fizeram parte da exposição inaugural do Museu, “Circa 1968”, em 1999, e várias delas permaneceram em Serralves a título de empréstimo de longo prazo.

Uma semana antes de terminar a exposição, a 15 de setembro, sábado, pelas 17h00, o Museu de Serralves apresentará a conversa “Um olhar sobre a arte contemporânea – O Neo-Pop de Jeff Koons na exposição A COLEÇÃO SONNABEND: PART II”, por Mário Moura, investigador e crítico de design. O acesso a esta conversa só é possível mediante aquisição de bilhete de acesso ao Museu emitido no próprio dia. A lotação é limitada a 25 pessoas.

A entrada custa 10,00 € e engloba a visita às demais exposições patentes ao público, aos jardins e à Casa de Serralves. Pode, portanto, ser programa para um dia das suas férias. Maiores de 65 anos e menores de 12,00 têm entrada grátis.

 

 

Imagem de destaque: Jeff Koons, Hulk (Friends) [Hulk (Amigos)], 2004–12. Bronze polícromo 181 x 123,2 x 66 cm. Col. The Sonnabend Collection e António Homem. © Jeff Koons. Produzido para o Museu de Arte Contemporânea de Serralves. Incredible Hulk, ™ & © Marvel All Rights Reserved. Foto Digital: Cortesia Sonnabend Gallery, NY.

Outra imagem: Roy Lichtenstein, Wall Explosion II, (detalhe) 1965. Tinta de esmalte sobre aço. Cortesia Sonnabend Foundation Collection. © Estate of Roy Lichtenstein, ADAGP, 2015 (Obs: Esta obra foi apresentada na 1ª parte da exposição The Sonnabend Collection).

 

 

Fonte: Museu de Serralves

 

Pub

Categorias: Arte

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.