Clara Haddad

Fábrica de Histórias | Um Livro por Semana # 08 Um livro, de Hervé Tullet

Fábrica de Histórias | Um Livro por Semana # 08 Um livro, de Hervé Tullet

 

 

Olá meus amores e amoras,

No «Um livro por semana… Por Clara Haddad» o sensacional «Um Livro» do genial Hervé Tullet.

Desde que o descobri há alguns anos atrás ele está em minha mala de contos e levo-o para muitas sessões para crianças e jovens, sempre tendo como resultado a euforia, a surpresa e a alegria por parte do público.

Adoro e divirto-me ao ver as reações e as expressões de surpresa das crianças quando faço a mediação deste livro que, à partida, parece “estranho” para contar, pois quem olha vê só bolinhas coloridas e um texto muito simples a acompanhar.

A genialidade do «Um Livro»  está na simplicidade e na sua implícita alusão ao universo eletrónico dos ipads, iphones, itudo (risos). Realmente, é um livro fabuloso pois consegue com um mínimo de signos num papel, onde não há tecnologia, a incrível mágica da conexão entre autor, mediador e leitor.

Tudo começa com uma bola amarela no centro de uma página branca e um convite: aperta a bola e vira a página… Como num passe de mágica, surgem duas bolas na página seguinte. A partir daí, novos convites e novas surpresas se descortinam a cada página. Hervé Tullet criou um universo visual simples e convidativo, em que bolas coloridas se multiplicam, mudam de lugar, se iluminam, se apagam, mudam de tamanho… Para que isso aconteça, a criança precisa interagir com o livro, sacudindo, soprando, apertando ou batendo palmas.

«Um Livro» aborda a função poética numa linguagem interessante, atribuindo um novo significado aos jogos de computador e oferecendo um novo sentido ao ato de jogar e se divertir, treinando também a motricidade fina. Com apenas três cores, o autor francês Hervé Tullet conseguiu  produzir efeitos que, além de divertidos, desafiam os leitores a reproduzirem a brincadeira de outras maneiras, incitando-os a ouvir de novo a leitura por muitas outras vezes. Logo se percebe que o autor só podia ser desenhista, colorista, ilustrador e, sobretudo, conhecedor de tecnologias e suas poéticas.

Ficou curioso(a) para ver o que esse livro tem de tão especial? Não deixe de procurar nas livrarias pois é diversão garantida! Com certeza, uma brincadeira deliciosa para pais e filhos, educadores e professores compartilharem muitas e muitas vezes.

 

Um Livro, de Hervé Tullet

Edicare (em Portugal) – 11,90€

Editora Ática (no Brasil) –  R$ 41,50

 

Sucesso de vendas internacional. É um jogo, é magia…é um livro! Basta fazer o que ele te pede e as coisas vão acontecendo na página seguinte. Altamente interativo, este livro pede a participação das crianças… e elas adoram! Por outro lado, têm também a oportunidade de aprender as cores, contar e distinguir o lado esquerdo do direito….

 

Ligações:

Clara Haddad – homepage

Clara Haddad – facebook

 

Pub

Categorias: Cultura

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Clara Haddad

Radicada em Portugal desde 2005, Clara Haddad é artista da palavra. Escritora e narradora profissional com mais de 20 anos de experiência e com prestígio internacional. Dinamiza e coordena eventos e formações na arte de contar histórias e teatro para adultos e crianças em várias partes do mundo, sendo responsável pela formação de inúmeros contadores de histórias e grupos, sobretudo em Portugal e no Brasil. Considerada uma referência na área, foi formadora convidada no âmbito da pós- graduação e mestrado da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto na disciplina “Gestão e Animação de Leitura” e no Mestrado de Literatura Infantil e Juvenil organizado por El Banco de Libro da Venezuela e da Universidade Autónoma de Barcelona . Integrou por 3 anos a equipa do serviço educativo do Hospital Pedro Hispano onde, dinamizou semanalmente, sessões de contos terapêuticos. Em 2015, foi considerada a melhor narradora de língua portuguesa da Europa. Colabora com terapeutas e orienta Storytelling Coaching visando ajudar pessoas que desejam dominar sua postura perante uma audiência. É também diretora da Fábrica das Histórias Associação Cultural e da Escola de Narração Itinerante projeto pioneiro sediado na cidade do Porto em Portugal e membro do conselho de patronos do programa nacional «Escolas Solidárias» da Fundação EDP. Conheça mais em: www.clarahaddad.com; www.facebook.com/ClaraHaddadNarradora: www.instagram.com/um_livro_por_semana; info@clarahaddad.com .

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.