10 a 12/8 Pedome, Vila Nova de Famalicão

Calça Ferros | Slimmy e Sam the Kid & Mundo Segundo são cabeças-de cartaz

Calça Ferros | Slimmy e Sam the Kid & Mundo Segundo são cabeças-de cartaz

 

 

O cantor e compositor português Slimmy e a parceria entre Sam The Kid e Mundo Segundo vão subir ao palco do Calça Ferros e ser os cabeças-de-cartaz  de um festival que começa já a entrar nos hábitos dos fãs de música alternativa.

 

 

Slimmy, o músico do Porto que tem conseguido grande notoriedade no plano internacional,  encerra, às 23h45, o primeiro dia do Festival, na sexta-feira, dia 10, e na bagagem traz o seu quarto álbum – “Half a Saint, Half a Bitch”. O título conta já meia história. Para saber o resto, há que lá ir.

Slimmy possui uma combinação única de rock e electro que o colocou na vanguarda da música alternativa. Em 2007, com o lançamento de seu álbum de estreia “Beatsound Loverboy”, Slimmy entrou em cena com um estrondoso sucesso. Naquela altura, seu o disco foi escolhido pelos ouvintes da Antena3 como o melhor álbum nacional dos últimos 15 anos. Ainda nesse mesmo ano, foi nomeado para receber o prémio “Globo de Ouro”, bem como o “MTV Europe Music Awards” para o melhor artista português. O single “Bloodshot Star” foi apresentado no aclamado programa de TV americano CSI e outra faixa, “Self Control”, foi incluída no canal Sky Sports. Ainda por essa época, as datas da digressão incluíram números de suporte para bandas como os The Prodigy, Moby e Franz Ferdinand.

Após longas digressões e novas sessões de gravação, Slimmy lançou o seu segundo álbum “Be Someone Else” em 2010, gravado em Portugal e no Reino Unido. O álbum mais uma vez recebeu aclamação da crítica.

Em 2013, Slimmy publicou o seu terceiro álbum “Freestyle Heart”, com produção do canadiano Andrew Torrance. Slimmy diz sobre o álbum “.. revela um lado mais maduro e otimista …”, mantendo a sua marca única de electro rock dançante que os fãs conhecem e gostam. Nos anos seguintes, Slimmy lançou alguns singles, nomeadamente ‘Um anjo como tu’, em português, e que atingiu mais de um milhão de visualizações no YouTube  e foi número 1 em diversas estações de rádio. 2016 foi ano para um EP de Slimmy ,’Left in the dust EP ‘ e um período de algum descanso na sua carreira.

Por último, já em 2017, Slimmy regressou com’ ALIVE ‘, o single de lançamento do álbum ‘Half a Saint, Half a Bitch’ e foi destaque no #PortugalInvasion, um especial de um mês de bandas escolhidas a dedo na idobi, a principal estação de rádio de música alternativa na Internet em todo o mundo.

Neste dia, atuam ainda a banda famalicense Villanova, às 21h15, e Manuel Fúria e os Náufragos, às 22h30, que apresentam em Famalicão o mais recente álbum do respetivo projeto – “Viva Fúria”.

 

A parceria entre Mundo Segundo e Sam The Kid vem de longe e moldou-se em palco. Entre Sam the Kid e Mundo Segundo há uma longa história de dedicação à causa das rimas e das batidas e, mais recentemente, têm “cozinhado” em segredo um álbum feito a duas vozes e quatro mãos. Um disco que, dizem, promete ficar para a história do hip hop nacional e cujos primeiros avanços vão poder ouvir-se no próximo dia 11 de agosto, em Vila Nova de Famalicão, no concerto que têm agendado para o segundo dia do Festival Calça Ferros.

Os veteranos do hip hop português são dois dos nomes já confirmados para o festival de música que nos últimos anos se tem vindo a realizar na freguesia famalicense de Pedome e cuja terceira edição vai decorrer já breve, de 10 a 12 de agosto.

Samuel Mira – o Kid – segundo reza a história apaixonou-se pelo rap em torno de 1993. Lançaria o seu seu primeiro álbum, Entre(tanto), seis anos depois, em 1999. Embora por essa época muitos rappers quisessem ser independentes, o segundo álbum de Sam The Kid, Sobre(tudo), acabaria por ser editado pela Edel. Nessa altura o rapper já dava bastantes concertos, por exemplo no Hard Club, e fosse com frequência convidado para as sessões “Nova Gaia Sessions” de Mundo Segundo.

No ano de lançamento de Sobre(tudo), 2002, Sam The Kid lança também um álbum de instrumentais, Beats Vol 1: Amor, O álbum é conceptual e baseia-se na história de amor dos pais do artista. Como tantos outros entre os músicos deste género, o disco foi gravado em casa. Nele foram usados samples muito variados, que vão de filmes pornográficos a telefonemas, novelas e registos de soul e jazz.

Em 2005 participou em algumas faixas da banda sonora do filme português O Crime do Padre Amaro e colaborou no álbum Amália Revisited, um tributo à fadista portuguesa Amália Rodrigues.

Em 2006 foi lançado o seu muito aguardado quarto álbum, chamado pratica(mente). Samuel the Kid conseguiu obter um disco de ouro com as suas vendas.

2009 foi o ano em que surgiu o projeto Orelha Negra, com o DJ Cruzfader, Fred Ferreira (Ferrano), Francisco Rebelo e João Gomes. O projeto consiste na produção de canções instrumentais, nas quais se fundem vários estilos. A banda conta já com vários álbuns e mixtapes sendo uma das superbandas nacionais surgidas nos últimos anos.

Recentemente Sam The Kid tem trabalhado com o MC português Mundo SegundoDJ Guze e DJ Cruzfader na criação dum álbum, do qual já sairam os singles Tu Não SabesTambém Faz Parte e Brasa

Mais recentemente, em atividade que é desenvolvida em simultâneo, Sam The Kid criou um projeto novo ligado ao hip hop chamado TV Chelas, que tem como plataforma de distribuição principal um canal de Youtube dedicado e a respetiva homepage na internet.

Por seu turno, o seu parceiro, Mundo Segundo é MC, produtor e ex b-boy. Figura incontornável do hip-hop português, é um dos mais ativos embaixadores nacionais do movimento. Mundo Segundo deu os primeiros passos no mundo da música na década de 90, pelo que a sua carreira é já bem longa e influenciadora de muitos que lhe seguiram os passos. É incontornável recordar as míticas “Nova Gaia Hip-Hop Sessions”, das quais foi criador e que ao longo de quase dez anos acolheram bandas de norte a sul do país no antigo Hard Club, na marginal de Gaia, nomeadamente do próprio Sam the Kid que o vai acompanhar ao Calça Ferros.

Parte integrante dos Dealema, um dos casos mais sérios de longevidade no hip-hop português, Mundo Segundo esteve também na génese de uma série de outros projetos musicais. Atualmente partilha os palcos e está prestes a concluir o já referido disco com esse outro nome maior do hip-hop português, Sam the Kid.

No segundo dia, sábado, 11, para além de Mundo Segundo & Sam The Kid (23h45), o Calça Ferros recebe também a banda famalicense The Cityzens (22h30) e Psychtrus (21h15), do concelho vizinho de Santo Tirso.

 

Destaque ainda para o concurso de bandas que vai decorrer no terceiro e último dia do festival, com as participações dos grupos Random, School Bus Drunk Driver, Sequóia Guzman e Brave Nation.

vn online | calça ferros trazem slimmy e mundo segundo & sam the kid a famalicãoRecorde-se que o Festival Calça Ferros é organizado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, em parceria com a Junta de Freguesia de Pedome, no âmbito do projeto Ave Cultural. O Festival Calça Ferros vai decorrer no respetivo Parque de Lazer, em Pedome, e tem entrada livre

O programa destina-se a todas as faixas etárias e, para além de muita música, conta com animação, gastronomia e artesanato.

Nas suas duas primeiras edições, recebeu mais de 10 mil pessoas.

 

 

Fontes: Município de Famalicão, Slimmy, Mundo Segundo, Sam the Kid, Mundo Segundo e Sam the Kid

 

Pub

Categorias: LifeStyle

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.