Vila Nova de Famalicão

Vida Associativa | Engenho. Festa-convívio assinala fim do ano escolar 2017-2018

Vida Associativa | Engenho. Festa-convívio assinala fim do ano escolar 2017-2018

 

 

Anteontem, sexta-feira, 27 de julho, realizou-se, a partir do final da tarde, no Centro de Apoio Comunitário da Engenho – Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este, a habitual festa-convívio de final de ano letivo das crianças que frequentam as respostas sociais da infância da Engenho.

 

 

Na cerimónia de entrega das insígnias às crianças finalistas do pré-escolar, o presidente da direção da Engenho, Manuel Augusto de Araújo, agradeceu aos pais a “preferência e a fidelização à Engenho”, demonstrando, desta forma, “confiança e reconhecimento de um projeto educativo inovador, dinâmico e de elevada qualidade centrado no desenvolvimento multidimensional das crianças”,  aproveitando para recordar que neste é sempre valorizado “o diálogo e aprendizagem intergeracionais, a ligação à família e à comunidade”.

Neste contexto, na pessoa da coordenadora pedagógica Carla Vale, Manuel Augusto de Araújo, agradeceu o trabalho de excelência, o profissionalismo, a criatividade, a dedicação e o zelo que todos os membros das equipas educativas colocam no exercício das suas funções, aspetos fundamentais para “garantir as boas práticas inerentes ao processo educativo e formativo das crianças nas suas múltiplas dimensões”, realçou aquele responsável.

No fim do dia, no espaço exterior do Centro Comunitário, houve ainda momentos de música e dança a cargo das crianças que frequentam o Centro de Atividades de Tempos Livres e de convívio e de confraternização entre famílias, colaboradores e dirigentes da Associação.

 

Fundada em 1994, a Engenho é uma das mais conceituadas e notáveis associações de Vila Nova de Famalicão. Surgida com base no compromisso de promover e o desenvolvimento comunitário das populações do seu território de intervenção, tem cumprido com eficácia a sua função em prol da comunidade onde se insere.

vn online | engenhoAproveitando e potenciando as caraterísticas e vivências do mundo rural, as relações de boa vizinhança e um forte sentimento de solidariedade, a Engenho arquitetou um projeto em que tem conseguido resolver problemas das populações que serve, particularmente crianças e idosos, mas também, é claro, as famílias destes.

Como organização da economia social, e apostando no trabalho em rede e em parcerias estratégicas que vai estabelecendo, através das suas diferentes respostas sociais, serviços e dinâmicas, a Engenho tem dado um forte contributo a favor da coesão social, sustentabilidade territorial e defesa do bem comum, privilegiando sempre o primado da pessoa humana e a sua condição.

 

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.