Projecto tem custo previsto de cerca de 2,8 milhões de euros

Braga avança com requalificação e ampliação da ciclovia da Via da Encosta

Braga avança com requalificação e ampliação da ciclovia da Via da Encosta

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Braga avança com um projeto de reabilitação integral dos cinco quilómetros da ciclovia da Variante da Encosta, mediante a sua requalificação e ampliação no eixo formado pelas Avenidas D. João II, Alfredo Barros e dos Lusíadas, bem como a sua extensão em cerca de 1.8 quilómetros até à entrada principal da Universidade do Minho.

O projeto visa melhorar as condições de circulação dos peões, com a criação de novas passadeiras, reformulação do desenho das rotundas e a adopção de medidas de acalmia de tráfego com vista à humanização do espaço público, redução da primazia do automóvel e promoção dos modos suaves.

Segundo Miguel Bandeira, vereador do Ordenamento e Mobilidade do Município de Braga, este projeto de transformação e intervenção na rede pedonal e ciclável prevê a sobreelevação de passadeiras, a inclusão de passadeiras acessíveis, a introdução de diversas medidas de acalmia de tráfego e uma maior segurança na circulação. O projeto, aprovado esta semana em sede de reunião do Executivo Municipal, está pronto a avançar para concurso público.

Enquadrado no conjunto de iniciativas previstas no Plano de Ação da Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS) desenvolvido para a Cidade de Braga, o projecto tem um custo previsto de cerca de 2,8 milhões de euros.

Medidas aumentam segurança pedonal e ciclável e acessibilidade inclusiva

Ao nível pedonal serão criadas novas travessias e requalificadas as existentes, sendo que nos entroncamentos das avenidas as travessias serão quase todas sobrelevadas. Quanto às travessias transversais às avenidas, serão também criadas novas, algumas das quais sobrelevadas, promovendo o seu atravessamento seguro.

Encontram-se igualmente contempladas passadeiras em vias perpendiculares até agora eram inexistentes, garantindo assim a acessibilidade inclusiva em todo o percurso. Outra das alterações principais prende-se com o alargamento das passadeiras, tornando-as mais visíveis e seguras para o peão.

Em todas as áreas de intervenção nos atravessamentos pedonais serão introduzidos pavimentos em material de cor e textura contrastante, seguindo as recomendações da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO). “Este é um compromisso que assumimos no âmbito do projeto ‘Eu Já passo aqui!’ – criar condições de segurança para todos e de inclusão no âmbito da mobilidade pedonal. São cerca de 20.000 m2 de passeios acessíveis neste projeto”, acrescentou Miguel Bandeira.

Braga redefine circulação aumentando segurança

Quanto ao modo ciclável serão redesenhados os percursos das bicicletas, eliminando a guia e a diferença de cota entre as ciclovias e as faixas de rodagem. Serão criados apenas elementos materializados nas proximidades dos cruzamentos e rotundas para proteger os ciclistas. Na restante área, a separação dos espaços será feita com recurso a elementos de borracha reciclada.

Uma outra medida importante é a retificação das rotundas existentes no sentido de controlar as velocidades praticadas, aumentando fortemente a segurança. Serão também requalificadas as paragens de autocarro existentes, formalizando as suas baías de paragem e dotando as zonas de espera de novos abrigos.

Imagens: Município de Braga

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Categorias: Braga, Mobilidade, Sociedade

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