Barcelos

Cávado | Escola de Canoagem é novo núcleo de formação d’ Os Amigos da Montanha

Cávado | Escola de Canoagem é novo núcleo de formação d’ Os Amigos da Montanha

Pub

 

 

A associação barcelense ‘Os Amigos da Montanha‘ apresentou um novo projeto formativo na área desportiva, a Escola de Canoagem. Este era um objetivo em vista pelos Amigos da Montanha desde há muito e que agora se tornou possível concretizar.

 

 

Américo Alves, presidente da direção dos Amigos da Montanha,  na apresentação da mesma, realizada no passado dia 16, no areal de Barcelinhos, referiu sobre o assunto: “Sabemos que é mais uma responsabilidade que nos recai sobre os ombros, mas estamos preparados para ela.” Considerando que a canoagem “é uma modalidade difícil de desenvolver, em especial no inverno”, soltou a aspiração de conseguir “ter campeões da modalidade, em Barcelos, dentro de meia dúzia de anos.”

Davide Ferreira, responsável pela secção de canoagem na Associação, salientou que apesar de a canoagem ser uma atividades desportivas praticadas já há muito tempo nos Amigos da Montanha, era até aqui uma modalidade apenas de recreio. Recorda Davide Ferreira: “Com o protocolo desenvolvido com a Escola Secundária de Barcelinhos tornou-se possível desenvolver esta modalidade através do Desporto Escolar.” Nesse sentido foram criadas algumas condições físicas, nomeadamente no areal de Barcelinhos, e adquiridos alguns barcos. A vertente competitiva será assegurada por um técnico experiente na modalidade, e os treinos, que serão também de captação de novos elementos, realizar-se-ão às segundas e quintas-feiras, das 17h00 às 19h00.

Esta nova valência está inserida no projeto mais vasto de formação dos Amigos da Montanha, associação que conta já com as modalidades de natação, atletismo e orientação devidamente estruturadas. “Vamos trazer para o rio o desporto e a formação. Queremos que haja um crescimento sustentado e com fundamento técnico”, salientou Américo Alves.

O responsável pelo formação nos Amigos da Montanha, António Costa, referiu que “as pessoas estão a acreditar no rio e no areal” e este é um excelente momento para lançar o projeto, lutando pela formação de jovens, tal como tem vindo a acontecer com êxito nas outras modalidades dos Amigos da Montanha.

Por sua vez, o Diretor da Escola Secundária de Barcelinhos, António Carvalho, salientou a ideia lançada pelo professor Carlos Magalhães, que a Escola acolheu de braços abertos, para inclusão da modalidade no Desporto Escolar utilizando-se os recursos disponibilizados pela Associação. Assim, para além da excelente forma de ocupar os tempos livres, esta escola irá também permitir o crescimento dos núcleos de formação.

Ernesto Morais, vice-presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, com quem os Amigos da Montanha assinaram um protocolo, não tem dúvidas em considerar que este é um projeto que tem tudo para garantir um “futuro risonho.” Fatores fundamentais para que isso aconteça são a ligação às escolas e o envolvimento de pessoas com conhecimento técnico e experiência na modalidade.

Também presente na cerimónia, o presidente da Junta de Barcelinhos, Rui Peixoto, evidenciou os Amigos da Montanha como sinónimo de dinamismo, reforçando a mensagem inicial de Américo Alves e desejando que daqui saiam campeões no futuro.

Por último, o vereador do desporto da Câmara Municipal de Barcelos, Francisco Rocha, afirmou que o aparecimento desta escola nos Amigos da Montanha em nada o surpreende, considerando o histórico percurso da Associação que tem vindo  a fazer “cada vez mais e melhor”, agradecendo tudo o que tem feito em prol do desporto e do concelho, assim como no aproximar das pessoas ao rio.

 

 

Fonte: Associação Amigos da Montanha

 

Imagem de destaque: Davide Ferreira

 

Pub

Categorias: Desporto, Local

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.