20 a 22/7 | Braga

Vinho Verde Fest | Vamos brindar com verde vinho e… Cantar canções de Entre Douro e Minho…

Vinho Verde Fest | Vamos brindar com verde vinho e… Cantar canções de Entre Douro e Minho…

 

 

O Vinho Verde Fest está de regresso à Avenida Central, em Braga, de 20 a 22 de Julho. Nesta quinta edição, o certame assume cada vez mais relevância na promoção de um produto de excelência da região. Com cerca de 200 vinhos representados das diferentes sub-regiões, o Vinho Verde Fest inclui provas de vinhos, comentadas ou não, e harmonizações gastronómicas e vínicas, tasquinhas, showcookings, workshops e o já habitual concurso de Vinhos Verdes InvestBraga. No decurso do evento não faltarão outras atividades de animação.

Serão três dias que pretendem celebrar o Vinho Verde e a Gastronomia e em que os visitantes terão a oportunidade de experimentar os melhores produtos do género oriundos da região demarcada. “A quinta edição deste certame representa a afirmação da estratégia do Município de Braga na promoção do vinho verde. Ao longo dos últimos anos, temos sido capazes de potenciar este produto que é cada vez mais apreciado pelos consumidores e que acrescenta valor à economia local”, referiu Altino Bessa, vereador da Câmara Municipal de Braga, durante a apresentação do certame.

O certame conta atrair muitos visitantes ao centro de Braga numa altura em que, em simultâneo, estará a decorrer o Festival Internacional de Folclore. Segundo Altino Bessa, este é “um casamento feliz” que “trará ainda mais pessoas ao Vinho Verde Fest para conhecer novos produtos e sabores, num certame que já tem chancela própria”.

Um dos momentos habitualmente mais aguardados do evento acontece no sábado, dia 21 de julho, com a realização do concurso de vinhos verdes, no qual serão avaliados vinhos nas categorias branco, tinto e rosado. Além do diploma, o júri do concurso irá contemplar os melhores vinhos com o selo de excelência InvestBraga.

“Estão reunidas todas as condições para quer este evento seja novamente um sucesso. Contamos com as parcerias estratégicas para fazer crescer ainda mais este certame e atrair cada vez mais público”, concluiu Altino Bessa, convidando os bracarenses a participarem nesta iniciativa.

As características que melhor definem e diferenciam o Vinho Verde são a sua “frescura vibrante, a elegância e leveza”, bem como “a expressão aromática e gustativa, com destaque para as suas notas frutadas e florais” assim considera a principal associação do setor, a Comissão Vitivinícola da Região dos Vinhos Verdes – CVRVV. Vinho único no mundo, exclusivamente produzido no noroeste de Portugal, é produzido somente a partir das castas autóctones da região. O setor de produção dos Vinho Verdes conta atualmente com cerca de 21.000 produtores dispersos por 49 concelhos do Entre-Douro-e-Minho.

Com a organização da InvestBraga, a quinta edição do Vinho Verde Fest conta com o apoio da CVRVV – Comissão Vitivinícola da Região dos Vinhos Verdes, da ACB – Associação Comercial de Braga e do Turismo do Porto e Norte de Portugal.

 

Programa:

Sexta, 20 de julho

18h00 – Abertura ao público

Inauguração e Visita Oficial

18h30 – Workshop de cozinha «Petiscos & Vinho Verde» – Chef da AESAcademy

21h00 – Curso de Vinhos – (pré-inscrição)

24h00 – Encerramento

 

Sábado, 21 de julho

09h30 – 5º Concurso de Vinhos Verdes – InvestBraga

12h00 – Abertura ao público

15h30 – Showcooking com Luís Leite – 2º Classificado do MYCA’18 – Minho Young Chef Awards

17h00 – Workshop – «Mãos na Massa» – com a AESAcademy

18h30 – Cerimónia de Entrega de Prémios – 5º Concurso de Vinhos Verdes – InvestBraga

21h00 – Showcooking com Beatriz Costa – Vencedora do MYCA’18 – Minho Young Chef Awards

 

Domingo, 22 de julho

12h00 – Abertura do público

17h00 – Showcooking com Luís Leite – 2º Classificado do MYCA’18 – Minho Young Chef Awards

21h30 – Showcooking com Beatriz Costa – Venecdora do MYCA’18 – Minho Young Chef Awards

23h00 – Encerramento

 

 

Fontes: Município de Braga, ACB – Associação Comercial de BragaCVRVV – Comissão Vitivinícola da Região dos Vinhos Verdes, Casa de Compostela – Famalicão (imagem no interior do artigo) e Solar de Serrade – Monção (em imagem de destaque).

Citação no título:

 

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.