Educação | Guimarães é exemplo de práticas promotoras do sucesso educativo

Educação | Guimarães é exemplo de práticas promotoras do sucesso educativo

Pub

 

A vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães participou esta quarta-feira, 4 de julho, no II Seminário Nacional do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE) sob o tema “A vez e a voz das comunidades educativas”, que teve lugar no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro e em que também esteve presente o Ministro da Educação Tiago brandão Rodrigues.

 

 

Adelina Pinto fez parte de uma mesa redonda, onde foi debatido “A emergência da territorialização das políticas educativas”.  Guimarães foi apontado como exemplo de boas práticas na área da educação. Adelina Pinto defendeu “uma educação de qualidade promotora de sucesso para todos os alunos, independentemente do local onde vivem ou do contexto sócio-económico e cultural das famílias”, evidenciando casos práticos no concelho de Guimarães.

A vereadora da Educação apresentou um conjunto de projetos da responsabilidade do Município, em funcionamento em todas as escolas, como as Artes Performativas no 1ª ciclo, o programa de visitas de estudo para o 1ª e 2ª Ciclos, o Orçamento Participativo das Escolas ou o programa PEGADAS. “São estes programas que ajudam a escola a promover mais sucesso e a melhorar as competências dos alunos em diversas áreas”, vincou Adelina Pinto.

O evento contou com a participação da comunidade educativa, desde agrupamentos de escolas, escolas não agrupadas, pais, autarquias, comunidades intermunicipais e áreas metropolitanas e outros parceiros locais para a promoção do sucesso escolar. No global, foram enunciadas as boas práticas e dinâmicas de promoção do sucesso escolar implementadas no âmbito do PNPSE (Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar) considerando também as parcerias de convergência escolar nos territórios.

A sessão de encerramento contou com a participação do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, do Diretor Geral da Educação, José Vítor Pedroso e do coordenador da EM-PNPSE, José Verdasca.

 

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.