3/7 a 22/9 Santo Tirso

Museus | Pedro Cabrita Reis expõe La Grande Table Et Al… no Museu Abade Pedrosa

Museus | Pedro Cabrita Reis expõe La Grande Table Et Al… no Museu Abade Pedrosa

 

Santo Tirso tem, já há vários anos, uma significativa peça pública de Pedro Cabrita Reis, realizada no âmbito do 6º Simpósio Internacional de Escultura de Santo Tirso, em 2001, a convite de Alberto Carneiro. A obra foi agora acabada, neste final de mês de junho, agora que está prestes a ser inaugurada uma sua nova exposição no Museu Municipal Abade Pedrosa – Museu Internacional de Escultura Contemporânea. A exposição estará patente ao público de 3 de julho a 22 de setembro de 2018.

Esta emblemática escultura refere-se a uma temática que sempre esteve presente ao longo da sua vasta obra – a “casa” – e o modo como o entendimento dessa questão nos pode levar ao conhecimento mais aprofundado do pensamento e da prática do artista.

Com efeito, na esmagadora maioria das obras, quase todas inéditas, que Cabrita Reis – escultor que é não apenas um dos artistas mais célebres do país, mas também um dos seus colecionadores mais significativos, traz a esta exposição, perpassa sob muitas formas um intrincado tecido de ideias e formas que propõem ao espectador uma descoberta ou mesmo uma leitura em permanentes cruzamentos e contaminações de materiais e objetos de imediato reconhecimento por qualquer pessoa. Trata-se de um conjunto de objetos que, tendo sido abandonados pelos seus possuidores, por aparente perda de utilidade imediata para os mesmos, são atenta, obsessiva e criteriosamente recolhidos pelo artista no seu atelier, ao sabor do tempo e da vontade. Pedro Cabrita Reis, colecionador obsessivo, outorga-lhes uma nova vida, plena agora de significados, históricos, filosóficos, políticos e também poéticos.

O New York Times ainda no passado dia 26 dedicou ao escultor um artigo. Nele faz menção precisamente ao facto de Cabrita Reis ter começado a colecionar, em 1994, numa época em que Portugal ainda saía dos nefastos efeitos de uma prolongada ditadura de quase 50 anos que deixou o país profundamente empobrecido e subdesenvolvido, um mundo à parte da restante Europa Ocidental. Por essa altura, o mundo artístico português sofria de uma anemia sistémica, mas Cabrita Reis alcançava enorme sucesso e reconhecimento junto do público internacional com as suas instalações.

 

 

Imagem de destaque: Pedro Cabrita Reis – “La Grande Table, Et Al…” – cartaz de divulgação da exposição a realizar no Museu Municipal Abade Pedrosa em Santo Tirso (detalhe).

Outras imagens: Pedro Cabrita Reis após conclusão da obra que havia deixado inacabada, em 2001, em Santo Tirso; Pedro Cabrita Reis (retrato) e cartaz de divulgação da exposição a realizar no Museu Municipal Abade Pedrosa em Santo Tirso (Município de Santo Tirso; divulgação).

 


Se chegou até aqui é porque gostou deste artigo. Partilhe:           

 

Categories: Arte

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.