Vila Nova de Famalicão

Animais de companhia | Cheque-Veterinário incentiva famílias carenciadas à adoção

Animais de companhia | Cheque-Veterinário incentiva famílias carenciadas à adoção

Pub

 

As famílias famalicenses com cães ou gatos que não têm condições financeiras para os tratamentos médico-veterinários dos seus animais de companhia vão ter acesso ao cheque-veterinário, criado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão em parceria com a Ordem dos Médicos Veterinários.

A medida abrange também as pessoas que adotem animais no Centro de Recolha Oficial (CRO) de Famalicão e a própria população animal residente no CRO, nomeadamente na vacinação, desparasitação e esterilização para controlar a reprodução.

“O abandono e maus-tratos aos animais combate-se criando condições às famílias para conseguirem manter os seus animais em casa”, explica o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, acrescentando que “o cheque-veterinário é um apoio ao nível de cuidados de saúde para os animais destinado às famílias carenciadas do concelho, mas também para incentivar a adoção de animais”.

A proposta para a celebração do protocolo entre o Município de Famalicão e a Ordem dos Médicos Veterinários para a adesão ao Plano Nacional de Apoio à Saúde Veterinária para Animais de Companhia em Risco foi aprovada pelo executivo municipal durante a última reunião, que decorreu na semana passada.

O “Cheque-Veterinário” representa um investimento inicial de 15 mil euros por parte do Município e tem como objetivo criar uma rede de cuidados primários médico-veterinários para animais em risco, nomeadamente no que se refere à vacinação, desparasitação e esterilização, bem como outros tratamentos e urgências 24 horas. A esta parceria juntaram-se já dez
clínicas veterinárias do Concelho.

Recorde-se que esta medida é o cumprimento de uma promessa eleitoral assumida pelo atual executivo, liderado por Paulo Cunha. Assim, no presente mandato foi criado o pelouro de Defesa dos Animais, pelouro este integrado no de Ambiente, salubridade e Higiene Pública coordenado por Pedro Sena.

VN Online | Município de Famalicão emite Cheque Veterinário

Posso recorrer ao cheque-veterinário? Em que situações? Que fazer?

Em caso de dificuldade de saúde dos seus animais de companhia, os cidadãos e famílias devidamente sinalizadas pela Ação Social do município de Famalicão dirigem-se diretamente ao pelouro de Defesa dos Animais ou ao Centro de Recolha Oficial (CRO), vulgo canil municipal, e solicitam apoio para assistência médica aos mesmos. Esta poderá, inclusive, ser utilizada mesmo em casos mais graves que envolvam cirurgias. Em seguida é dado o aval pelo Departamento de Ação Social e o proprietário do animal desloca-se a qualquer uma das dez de onze clínicas veterinárias existentes no Concelho que aderiram a este protocolo. No final, o Município acertará contas com a clínica escolhida.

A juntar a este programa o município de Vila Nova de Famalicão está a promover uma campanha de vacinação antirrábica e identificação eletrónica de cães e gatos no concelho, através dos Serviços Veterinários da Câmara Municipal. O serviço arranca esta sexta-feira, 29 de junho, e vai passar por todas as freguesias do concelho.

 

Pub

Categorias: Local

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.