Vila Nova de Famalicão
Animais de companhia | Cheque-Veterinário incentiva famÃlias carenciadas à adoção

As famÃlias famalicenses com cães ou gatos que não têm condições financeiras para os tratamentos médico-veterinários dos seus animais de companhia vão ter acesso ao cheque-veterinário, criado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão em parceria com a Ordem dos Médicos Veterinários.
A medida abrange também as pessoas que adotem animais no Centro de Recolha Oficial (CRO) de Famalicão e a própria população animal residente no CRO, nomeadamente na vacinação, desparasitação e esterilização para controlar a reprodução.
“O abandono e maus-tratos aos animais combate-se criando condições à s famÃlias para conseguirem manter os seus animais em casa”, explica o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, acrescentando que “o cheque-veterinário é um apoio ao nÃvel de cuidados de saúde para os animais destinado à s famÃlias carenciadas do concelho, mas também para incentivar a adoção de animais”.
A proposta para a celebração do protocolo entre o MunicÃpio de Famalicão e a Ordem dos Médicos Veterinários para a adesão ao Plano Nacional de Apoio à Saúde Veterinária para Animais de Companhia em Risco foi aprovada pelo executivo municipal durante a última reunião, que decorreu na semana passada.
O “Cheque-Veterinário” representa um investimento inicial de 15 mil euros por parte do MunicÃpio e tem como objetivo criar uma rede de cuidados primários médico-veterinários para animais em risco, nomeadamente no que se refere à vacinação, desparasitação e esterilização, bem como outros tratamentos e urgências 24 horas. A esta parceria juntaram-se já dez
clÃnicas veterinárias do Concelho.
Recorde-se que esta medida é o cumprimento de uma promessa eleitoral assumida pelo atual executivo, liderado por Paulo Cunha. Assim, no presente mandato foi criado o pelouro de Defesa dos Animais, pelouro este integrado no de Ambiente, salubridade e Higiene Pública coordenado por Pedro Sena.
Posso recorrer ao cheque-veterinário? Em que situações? Que fazer?
Em caso de dificuldade de saúde dos seus animais de companhia, os cidadãos e famÃlias devidamente sinalizadas pela Ação Social do municÃpio de Famalicão dirigem-se diretamente ao pelouro de Defesa dos Animais ou ao Centro de Recolha Oficial (CRO), vulgo canil municipal, e solicitam apoio para assistência médica aos mesmos. Esta poderá, inclusive, ser utilizada mesmo em casos mais graves que envolvam cirurgias. Em seguida é dado o aval pelo Departamento de Ação Social e o proprietário do animal desloca-se a qualquer uma das dez de onze clÃnicas veterinárias existentes no Concelho que aderiram a este protocolo. No final, o MunicÃpio acertará contas com a clÃnica escolhida.
A juntar a este programa o municÃpio de Vila Nova de Famalicão está a promover uma campanha de vacinação antirrábica e identificação eletrónica de cães e gatos no concelho, através dos Serviços Veterinários da Câmara Municipal. O serviço arranca esta sexta-feira, 29 de junho, e vai passar por todas as freguesias do concelho.
Pub
Service Unavailable
The server is temporarily unable to service your request due to maintenance downtime or capacity problems. Please try again later.
Additionally, a 503 Service Unavailable error was encountered while trying to use an ErrorDocument to handle the request.