Largo S. João do Souto é nova casa da Feira do Livro de Braga

Largo S. João do Souto é nova casa da Feira do Livro de Braga

Pub

 

 

A Feira do Livro de Braga deste ano, 2018, realiza-se de 29 de Junho a 15 de Julho. O certame, este ano, transformar-se-á numa verdadeira Alameda Literária, dada a nova localização no Largo S. João do Souto e nas ruas Dr. Justino Cruz e Francisco Sanches, em pleno centro histórico da cidade de Braga, o que deverá permitir um mais fácil acesso do público. Como sempre, contará com a presença de diversos autores de referência no panorama da literatura portuguesa.

Lídia Dias, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Braga, aquando da apresentação do programa da Feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, referiu que a nova localização surge como uma tentativa de relançar a Feira do Livro de Braga na sequência das diversas avaliações efetuadas pela organização em parceria com os livreiros. “Acreditamos que esta será uma aposta acertada para que livreiros e público possam usufruir em pleno desta Feira do Livro”.

Para além do lançamento de novos livros, assim mais facilmente dando a conhecer ao público as novas edições, é sabido que, nas feiras do livro, os livreiros aproveitam para esvaziar prateleiras de velhas edições, ou edições que tiveram menos sucesso junto dos leitores. Por outro, o público gosta sempre de encontrar uma boa pechincha ou aquele livro que andava para comprar há muito tempo, mas nunca o tinha encontrado a preços tão módicos. Por último, o verão está aí à porta e é uma estação do ano em que se aproveita para pôr leituras em dia. Esta feira do livro, agora situada em pleno coração da cidade de Braga, pode ser uma boa oportunidade para qualquer uma destas possibilidades.

O início da Feira do Livro de Braga 2018 ficará marcado pela cerimónia de entrega do Grande Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga, numa cerimónia agendada para o dia 29 de Junho, às 18h30, no Museu Nogueira da Silva.

Frei Bento Domingues, Joana Amaral Dias, João Tordo, Lídia Jorge, Pedro Marques Lopes serão alguns dos autores presentes na Feira do Livro de Braga 2018. A Feira contará com recitais de poesia, dezenas de momentos musicais e muito teatro, uma vez que contará com a integração da 19.ª edição do MIMARTE no certame.

Quanto a novidades editoriais, os livros ‘Nómada’, de João Luís Barreto Guimarães; ‘Cair para dentro’, de Valério Romão; ‘Cinema e história — aventuras narrativas’, de João Lopes; e ‘Não Respire’, de Pedro Rolo Duarte, serão apresentados nesta edição do evento, para além de 22 outras apresentações de livros.

O habitual ‘Espaço Fórum’ da Feira do Livro vai acolher entrevistas de vida com Frei Bento Domingues e Lídia Jorge, às quais se juntam masterclasses dirigidas por Rodrigo Moita de Deus, Rui Tavares e Zita Martins.

O programa inclui também mesas de debate sobre as Religiões e o Livro, a Literatura no debate político, ou a influência da vida na ficção, conversas que reunirão figuras como Ana Maria Magalhães, Cristina Norton, Maria do Rosário Pedreira, Nuno Camarneiro ou Sérgio Abrantes Mendes.

Para além de programação própria destinada aos mais pequenos, a Feira do Livro apresentará ainda um ciclo de conversas-concerto intituladas ‘Conta-me Histórias’. Este ciclo irá decorrer no Largo de S. João do Souto e contará com a animação de Miguel Araújo, Mafalda Veiga, Capicua e Simone de Oliveira.

A DST – Domingos da Silva Teixeira, SA, será o mecenas cultural do evento. Esta empresa é o patrocinador XXIII Grande Prémio de Literatura DST, a entregar no dia 29 de Junho, no Theatro Circo, e enriquecerá ainda o programa cultural da Feira do Livro com mais 14 horas de programação própria em espaço reservado para o efeito no recinto da Feira.

Com uma programação eclética, pensada para todo o tipo de público, a Feira do Livro é organizada pela Câmara Municipal de Braga e pela InvestBraga. A produção executiva encontra-se a cargo da  ‘Booktailors’, mas o evento conta ainda com o apoio do grupo dst, Universidade do Minho, Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, Museu Nogueira da Silva e Fundação Cupertino de Miranda, de Vila Nova de Famalicão.

 

Feira do Livro de Braga 2018 – Programa_completo

 

Pub

Categorias: Agenda, Braga, Cultura

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.