26/7 Vila Nova de Famalicão

Dependências | José Pinto da Costa é orador na conferência Adições: do bom uso ao abuso

Dependências | José Pinto da Costa é orador na conferência Adições: do bom uso ao abuso

 

O reputado médico e professor português José Eduardo Pinto da Costa é um dos oradores convidados da conferência “Adições: do bom uso ao abuso” que a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, através do Gabinete de Avaliação e Intervenção de Comportamentos Aditivos e Dependências (GAICAD), vai promover no próximo dia 26 de junho, terça-feira, para assinalar o Dia Internacional da Luta Contra o Uso e Tráfico Ilícito de Drogas e o primeiro ano de atividade do GAICAD.

.

.

Esclarecer e sensibilizar a comunidade para os problemas associados ao uso de adições é o principal objetivo desta iniciativa, que vai decorrer no auditório da CESPU, a partir das 21h00, com entrada livre, mas sujeita a inscrição.

Para além de José Pinto da Costa, professor catedrático jubilado do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, do Porto, participam ainda nesta tertúlia Ricardo Dinis-Oliveira, presidente da Associação Portuguesa de Ciências Forenses, professor auxiliar do Instituto Universitário de Ciências da Saúde e da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e editor chefe da Revista Internacional Current Drug Abuse Reviews, e Isabel Pinheiro, psicóloga na Instituição Centro de Solidariedade de Braga – Projeto Homem.

Recorde-se que o GAICAD entrou em funcionamento em junho do ano passado com o objetivo de ajudar a libertar os cidadãos do concelho de comportamentos aditivos e dependências. Trata-se de mais uma resposta social do município de Vila Nova de Famalicão, promovida no âmbito das atividades do Pelouro da Saúde Pública, que visa auxiliar gratuitamente quem precisa com atendimento apropriado e respostas sustentáveis.

No seu primeiro ano de atividade o GAICAD acompanhou 28 pessoas (12 do sexo feminino e 16 do sexo masculino), sendo o consumo de drogas entre os jovens e o consumo de álcool em adultos os comportamentos aditivos mais predominantes.

O GAICAD funciona na dependência do pelouro da Saúde Pública da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, sendo o atendimento ao utente realizado nas instalações cedidas pela LIPAC (Liga Profilaxia e Ajuda Comunitária). Os contactos são os seguintes :gaicad@vilanovadefamalicao.org e 252 320 900.

.

Imagem de destaque: Angel spotted walking down Broadway with her eye on something not on this earth (Dino Carblasso; photography – Nikon F3HP with an 85mm Nikkor).

.

Outras imagens: José Pinto da Costa; Município de Famalicão; divulgação).

 

Pub

Categorias: Agenda, Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.