17/6 | Vila Nova de Famalicão

Arte no Parque | Domingo é Dia das Artes no Parque da Devesa

Arte no Parque | Domingo é Dia das Artes no Parque da Devesa

Pub

 

No próximo dia 17 de junho, domingo, ‘Arte no Parque’ será um dia dedicado às artes, com diversos artistas a trabalhar ao vivo nas áreas da pintura, desenho, escultura, fotografia e poesia no Parque da Devesa, em Vila Nova de Famalicão. O evento é coorganizado pelo Município de Famalicão, a Galeria Matriz Arte e o Grupo Arte Celano, de Barcelos, e conta ainda com o apoio da Casa-Museu Soledad Malvar.

.

.

O público é convidado a interagir com as cerca de duas dezenas artistas presentes neste evento, podendo, também, demonstrar os seus dotes artísticos e/ou literários.

Será um dia em que a arte, a natureza e o lazer se aliam, com o objetivo de criar e divulgar, em público e com o público, diferentes expressões artísticas, promovendo assim uma interação artística e cultural salutar entre artistas e pessoas comuns no seu tempo de lazer e partilha familiar.

Os artistas terão como tema para o seu trabalho “O Património e a História de Vila Nova de Famalicão”, imprimindo a sua marca e o seu olhar nos trabalhos que irão desenvolver, deste modo dando a conhecer o património local e ajudando a entender o percurso histórico do território famalicense.

Haverá ainda um espaço dedicado aos mais pequenos – “Pequenos Artistas” – onde as crianças poderão participar numa oficina de desenho e pintura, bem como realizar outros trabalhos artísticos.

O Grupo Arte Celano é composto por alguns amigos artistas plásticos naturais e/ou residentes em Barcelos. Refere Madalena Macedo, pintora, que “adora estes encontros nas artes”. Refere, por essa razão, que este é um grupo ligado pela “paixão pela arte e amizade”. “A necessidade e gosto pela divulgação e partilha artística leva-nos a desenvolver constantemente eventos ao vivo de forma a criar pontes culturais entre diferentes regiões e diferentes pessoas.”

Madalena Macedo acrescenta ainda que o evento “Arte no Parque” foi proposto diretamente ao presidente do Município famalicense, Paulo Cunha, tendo este acolhido a ideia de forma positiva e aberto as portas à sua realização. “As pessoas responsáveis pela Casa do Território foram excecionais na forma como nos receberam e na sensibilidade com que estão a dirigir a preparação do evento.” Assim, neste processo, “a galeria Matriz Arte surge como facilitadora do contacto.”

Por seu turno, Helena Romão, proprietária da Galeria Matriz Arte, aberta ao público em 2016, é professora do Ensino Secundário aposentada. Natural do Porto, encontra-se radicada há anos em Vila Nova de Famalicão.

Começou a pintar desde criança, tendo intensificado esta atividade a partir do ano 2000. Passou, então, a frequentar de modo sistemático diferentes cursos de pintura, desenho e gravura. Atualmente, além da FBAUP frequenta o atelier do SPZN, no Porto. Tem participado em muitas exposições coletivas  e realizou, nesse percurso, exposições individuais, em 2002, 2008, 2013 e 2016.

“A galeria Matriz Arte tem como objetivo relançar a arte em Vila Nova de Famalicão. Trata-se de uma galeria destinado à compra e venda de obras de arte, à realização de exposições e à formação em pintura. Desde o seu início, tem procurado promover diferentes atividades artísticas, tanto na Galeria como no exterior” assinala Helena Romão.

Em relação ao ‘Arte no Parque’, Helena Romão explica que “desde a abertura da galeria, uma das atividades que pretendia realizar era um dia de pintura ao ar livre.” E acrescenta, sobre o processo de germinação do evento: “Numa visita a uma exposição realizada em Ponte de Lima, conheci a Madalena Macedo que já havia efetuado várias destas atividades em diferentes cidades. Aproveitando a sua experiência, propus-lhe a realização desta atividade no Parque da Devesa em Famalicão. Para tal, foram contactados o Presidente da Câmara e a Dr.ª Inês Carvalho, da Casa do Território, que se mostraram muito recetivos, disponibilizando tudo o que foi solicitado. De imediato foi marcada uma data para o evento e convidados os artistas que irão estar presentes. Além destes, deseja-se que outros possam vir a aderir à atividade.”

VN Online | Arte no Parque (Devesa, Vila Nova de Famalicão)

Participam nesta iniciativa os seguintes artistas: António Miranda (Barcelos) – Pintura; António Nunes (Caminha) – Pintura; Armindo Cerqueira (Barcelos) – Declamação e Teatro; Filomena Fonseca (Vila Nova de Famalicão) – Pintura; Helena Romão (Vila Nova de Famalicão) – Pintura; Jorge Ferreira (Barcelos) – Fotografia; Juan Coruxo (Galiza) – Escultura; Lianor de Gaspar (Porto) – Pintura; Luis Carvalhido (Barcelos) – Fotografia; Lurdes Rodrigues (Braga) – Pintura; Maria Simões (Braga) – Declamação; Madalena Macedo (Guimarães) – Pintura/Escultura; Mário Rebelo de Sousa (Âncora) – Pintura/Desenho; Monteiro da Silva (Barcelos) – Pintura; Paulo Renato Vieira (Porto) – Pintura; Pierre-Michel de Keyn (Valdreu) – Pintura; Rosário Pedro (Vila Nova de Famalicão) – Pintura.

Se tem interesse pelas artes e gosta de praticar alguma, aproveite. Leve consigo os seus amigos, familiares e materiais, pois claro, e participe.

 

Pub

Categorias: Arte

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Pedro Costa

Diretor e editor.

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.