Fábrica de Histórias | Um livro por semana… Por Clara Haddad # 05 O Caminho de Marwan, de Patricia de Arias

Fábrica de Histórias | Um livro por semana… Por Clara Haddad # 05 O Caminho de Marwan, de Patricia de Arias

Olá meus amores e amoras,

Em Um Livro por Semana … Por Clara Haddad desta semana, apresento-vos um livro magnífico: «El camino de Marwan». Conheci-o no ano passado, quando passeava pelos corredores da Feira do Livro Infantil de Bolonha, na Itália, a feira mais importante do setor a nível mundial.

Busco sempre estar informada com o que acontece na área infantojuvenil e tenho por hábito adquirir as novidades para enriquecer o meu trabalho como narradora. E, como escritora, gosto e tenho necessidade, de inspirar-me com belas obras. E lá estava eu, caminhando pela área onde estavam destacados os livros premiados e distinguidos em 2017. Parei ao encontrar esse, que recebeu Menção Honrosa da Categoria News Horizons. Ao folhear as páginas meu coração disparou e foi tomado por uma emoção que brotou pelos olhos.

A ilustração de Laura Borràs é linda e ajuda a dar a densidade à história que, a meu ver, fala da força do querer e de esperança. A capa, logo que vi, me chamou a atenção mas quando li o texto fiquei com aquela sensação que somente um bom livro, bem escrito, nos deixa.

«El camino de Marwan», é da escritora espanhola Patricia de Arias, que está radicada no Brasil. Foi originalmente publicado pela editoral Amanuta, uma editora chilena, mas felizmente está publicado no Brasil pela Trioleca Casa Editorial, o que facilita encontrar o livro para compra.

Patrícia conseguiu contar de forma poética e com uma linguagem simples a “jornada de herói” do pequenino Marwan, um miúdo que atravessa o deserto e que foge da guerra e da fome.

A trajetória deste menino, é a mesma de muitos refugiados que, por causa de alguma circunstância política ou econômica, têm que fugir de sua cidade deixando para traz toda a sua referência de vida, sua cultura, língua e até a família. Penso que, nos dias de hoje, é imprescindível abordar esses temas com as crianças e jovens. Tive a oportunidade de trabalhar com este livro no ano passado, no projeto social que desenvolvo com minha irmã no Brasil: «Jovens Narradores – Descobrindo Novos Horizontes», e devo dizer que foi um dos livros que provocou as reações mais emotivas entre os jovens. Este ano, continuamos com o tema «Contos Sem Fronteira – Tecendo laços de afetos» e vamos seguir lendo sobre refugiados que têm um caminho traçado por diversas circunstâncias dolorosas.

O livro é muito necessário. Toca o coração de qualquer um.

Recomendo vivamente!!!

 

El Camino de Marwan

Texto: Patricia de Arias
Ilustrações: Laura Borràs

Editorial Amanuta

‘O caminho de Marwan’ narra a história de Marwan, um menino que, de muito longe, tenta um novo espaço para viver ao mesmo tempo em que tenta resgatar suas recordações mais distantes. Um pequeno refugiado que, como outros milhões de seres humanos, vêm atravessando mares e desertos, fugindo da guerra e da fome, em busca de outro lugar de pertencimento. Passo após passo, até a próxima fronteira, Marwan tenta se lembrar da voz materna. E assim caminha, com ternura e curiosidade, levando os leitores pelas mãos rumo à liberdade.

No Brasil, publicado pela Trioleca Casa Editorial – RS 42, 00 reais. Em Portugal ainda não está publicado, mas penso que pode ser adquirido através da Amazon a versão inglesa ou em castelhano.

 

Pub

Categorias: Cultura

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Clara Haddad

Radicada em Portugal desde 2005, Clara Haddad é artista da palavra. Escritora e narradora profissional com mais de 20 anos de experiência e com prestígio internacional. Dinamiza e coordena eventos e formações na arte de contar histórias e teatro para adultos e crianças em várias partes do mundo, sendo responsável pela formação de inúmeros contadores de histórias e grupos, sobretudo em Portugal e no Brasil. Considerada uma referência na área, foi formadora convidada no âmbito da pós- graduação e mestrado da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto na disciplina “Gestão e Animação de Leitura” e no Mestrado de Literatura Infantil e Juvenil organizado por El Banco de Libro da Venezuela e da Universidade Autónoma de Barcelona . Integrou por 3 anos a equipa do serviço educativo do Hospital Pedro Hispano onde, dinamizou semanalmente, sessões de contos terapêuticos. Em 2015, foi considerada a melhor narradora de língua portuguesa da Europa. Colabora com terapeutas e orienta Storytelling Coaching visando ajudar pessoas que desejam dominar sua postura perante uma audiência. É também diretora da Fábrica das Histórias Associação Cultural e da Escola de Narração Itinerante projeto pioneiro sediado na cidade do Porto em Portugal e membro do conselho de patronos do programa nacional «Escolas Solidárias» da Fundação EDP. Conheça mais em: www.clarahaddad.com; www.facebook.com/ClaraHaddadNarradora: www.instagram.com/um_livro_por_semana; info@clarahaddad.com .

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.