21 a 24/6 | Guimarães

Feira Afonsina | Tratado de Zamora – Data da 1ª independência de Portugal, recriado na edição de 2018

Feira Afonsina | Tratado de Zamora – Data da 1ª independência de Portugal, recriado na edição de 2018

 

A promoção de Guimarães e a valorização da sua história estarão presentes na edição deste ano da Feira Afonsina, a decorrer entre os dias 21 e 24 de junho.

.

.

A Feira Afonsina 2018 decorre entre os dias 21 e 24 de junho (quinta-feira a domingo) com a recriação do “Tratado de Zamora” num regresso ao passado – 5 de outubro de 1143. O programa do certame foi apresentado esta terça-feira, 5 de junho, em conferência de imprensa, com a participação da vice-presidente e vereadora da Cultura da Câmara de Guimarães, Adelina Pinto, e ainda a vereadora do Turismo, Sofia Ferreira.

.

.

“A Feira Afonsina é seguramente diferente das restantes feiras que se realizam no país, desde logo pelo contexto único de uma cidade de cultura e com um património histórico”, apontou Adelina Pinto, na contextualização de um programa que se enquadra nos moldes das edições anteriores. Sofia Ferreira lembrou que, em Guimarães, “não precisamos de construir cenários” destacando que “a Feira Afonsina é um evento que se notabiliza a nível nacional e queremos que se distinga no plano internacional”. A vereadora do Turismo ressalvou que “o que distingue Guimarães é fazer com que as pessoas que nos visitam possam usufruir de experiência únicas”, na expetativa de uma grande adesão de turistas.

No âmbito de uma cooperação integrada, uma vez mais, a Câmara Municipal de Guimarães envolve as associações locais na realização deste evento, com destaque para a participação de 150 voluntários.

A Feira Afonsina contempla espetáculos, momentos de recriação histórica, atividades para o público, áreas temáticas e ainda o Torneio (às 22h00 de quinta-feira, sexta-feira e sábado).

As áreas temáticas serão distribuídas pela zona histórica da cidade: o Arraial (Colina Sagrada), O Jardim dos Infantes (Largo Martins Sarmento), Largo do Oculto (Largo dos Laranjais), Praça de Mercar (Largo Cónego José Maria Gomes), Quelho das Desgraças (Rua João Lopes de Faria), Largo dos Duques (Largo da Misericórdia) e Estalagem Ti-Berna (Largo Condessa do Juncal).

O horário da Feira Afonsina no primeiro dia, quinta-feira, 21 de junho é das 18h00 às 01h00. Na sexta-feira e sábado a Feira abrirá mais cedo, pelo que estará aberta das 11h00 às 01h00; no domingo, a Feira Afonsina abrirá as suas portas também às 11h00, mas encerrará às 22h00.

VN Online | Feira Afonsina 2018 - Tratado de Zamora.

Feira Afonsina – Programa 2018

.

Pub

Categorias: Agenda, Cultura

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.