Sustentabilidade | No GreenFest, INL mostra nanotecnologia “escondida” em casa para o futuro

Sustentabilidade | No GreenFest, INL mostra nanotecnologia “escondida” em casa para o futuro

Pub

 

INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia vai estar na primeira edição do Greenfest@Braga, para mostrar como a nanotecnologia está a tornar o Mundo num lugar mais sustentável, através da “NEEHO – Nanotech Enabled Eco House” uma casa-modelo onde os visitantes vão poder experimentar, tocar e ver como a ciência está em tantos objetos do dia-a-dia, com recurso a exemplos e demonstrações simples.

A área de exposição ocupada pelo INL no Fórum Braga, onde o Greenfest vai decorrer de 1 a 3 de Junho (sexta, sábado e domingo), integra nanotecnologias nas várias áreas da casa, com impressão 3D de comida, revestimentos antibacterianos, etiquetas inteligentes para guardar alimentos no frigorífico, materiais que repelem a água ou que se limpam sozinhos, tratamento de águas residuais ou ainda captação e geração de energia.

Para além de objetos reais, a “NEEHO” vai integrar também demonstrações através de realidade virtual e realidade aumentada, para que seja possível entender, de forma imersiva, como a ciência pode ajudar a melhorar a utilização de recursos e a reduzir o desperdício, a começar pela casa de cada um de nós.

Para o Diretor-Geral do INL, Lars Montelius, “a presença do INL no Greenfest@Braga é mais uma forma de concretizarmos a nossa missão de colocar a nanotecnologia ao serviço e em benefício da Sociedade global, ao mesmo tempo que mostramos os resultados da pesquisa científica feita no INL há 10 anos, por 250 investigadores de 32 nacionalidades”.

A “NEEHO” foi construída em materiais sustentáveis, em parceria com a IKEA, Edigma, Amorim Isolamentos, SECIL, Sogrape e Costa Verde. Pode ser visitada das 9h às 23h no dia 1 de Junho, das 10h às 23h a 2 de Junho, e das 10h às 20h a 3 de Junho, o dia de encerramento da exposição. Está preparada para todos os públicos, desde crianças a seniores, que vão ser recebidos por vários investigadores do INL, prontos a responder a todas as perguntas.

No final, cada visitante vai poder “levar” a casa consigo, descarregando todas as experiências e informações de forma sustentável para o seu telemóvel.

Greenfest é o maior evento sobre sustentabilidade realizado em Portugal desde há 11 anos no Estoril e pela primeira vez, em 2018, tem uma edição em Braga.

 

Pub

Categorias: Ciência

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Pedro Costa

Diretor e editor.

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.