Clara Haddad

Fábrica de Histórias | Um livro… #04: ‘A Menina dos Livros’ de Sam Winston e Oliver Jeffers

Fábrica de Histórias | Um livro… #04: ‘A Menina dos Livros’ de Sam Winston e Oliver Jeffers

Pub

Olá meus amores e amoras!

 

Na rubrica Um livro por semana… Por Clara Haddad desta semana vou falar de um livro fabuloso: “A Menina dos Livros”, de Oliver Jeffers e Sam Winston.

Logo que eu vi não consegui parar de admirar… Ao virar cada página, fui mergulhando “no mundo da imaginação” proposto por esta obra que tem uma capa lindíssima, uma história que celebra o poder das histórias, uma ilustração e projeto gráficos incríveis.

“A Menina dos Livros” possui um mundo para descobrir dentro de suas páginas. Palavras, palavras e mais palavras que se juntam e se fundem para nos mostrar de que forma é que com elas e com alguma criatividade podemos construir sonhos bonitos.

As impecáveis ilustrações de Oliver Jeffers são acompanhadas pelas surpreendentes paisagens tipográficas de Sam Winston, com trechos de várias histórias clássicas. Uma parceria que realmente deu certo!  E surpreende pelo belíssimo resultado.

Oliver Jeffers é grande!!! Amo o trabalho dele como ilustrador. Tenho uma lista de preferidos e ele, sem dúvida, faz parte dela! Seus livros são deslumbrantes não só pelo conteúdo, mas também pelas imagens 🙂

Nessa história inspiradora e lírica sobre as recompensas de ler e compartilhar histórias, uma menina flutua com sua jangada “através de um mar de palavras” para chegar a casa de um amigo. Lá, ela o convida a sair com ela em uma aventura onde eles podem percorrer “florestas de contos de fadas”, “dormir em nuvens de música”, ” escalar montanhas de palavras”… Guiado por sua nova amiga, o menino desenvolve a sua imaginação e percebe uma vida de magia à frente dele.

Penso que, a partir do momento em que pequenos e grandes leitores abrirem estas páginas, entrarão num território mágico pertencente à Menina dos Livros. Um mundo construído a partir de histórias que encantam, de histórias que necessitam ser preservadas, lidas, contadas e partilhadas. É um livro de uma delicadeza e poesia sem fim.

Este livro foi Prémio Bologna Ragazzi 2017 – Categoria Ficção. Recomendo vivamente!

.

A Menina dos Livros
Texto e ilustração: Oliver Jeffers e Sam Winston
Tradução e edição: Editorial Presença

Uma menina atravessa um mar de palavras para chegar a casa de um menino. Ela convida-o para acompanhá-la numa aventura pelo mundo das histórias onde, com um pouco de imaginação, tudo pode acontecer.

36 págs., 12,90€

* Penso que este livro não está publicado no Brasil.

.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver. 

A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será. 

No entanto, a Vila Nova tem custos. Gostaríamos de poder vir a admitir pelo menos um jornalista a tempo inteiro que dinamizasse a área de reportagem e necessitamos manter e adquirir equipamento. Para além disso, há ainda uma série de outros custos associados à manutenção da Vila Nova na rede. 

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de multibanco ou netbanking.

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

 

Pub

Categorias: Cultura

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Clara Haddad

Radicada em Portugal desde 2005, Clara Haddad é artista da palavra. Escritora e narradora profissional com mais de 20 anos de experiência e com prestígio internacional. Dinamiza e coordena eventos e formações na arte de contar histórias e teatro para adultos e crianças em várias partes do mundo, sendo responsável pela formação de inúmeros contadores de histórias e grupos, sobretudo em Portugal e no Brasil. Considerada uma referência na área, foi formadora convidada no âmbito da pós- graduação e mestrado da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto na disciplina “Gestão e Animação de Leitura” e no Mestrado de Literatura Infantil e Juvenil organizado por El Banco de Libro da Venezuela e da Universidade Autónoma de Barcelona . Integrou por 3 anos a equipa do serviço educativo do Hospital Pedro Hispano onde, dinamizou semanalmente, sessões de contos terapêuticos. Em 2015, foi considerada a melhor narradora de língua portuguesa da Europa. Colabora com terapeutas e orienta Storytelling Coaching visando ajudar pessoas que desejam dominar sua postura perante uma audiência. É também diretora da Fábrica das Histórias Associação Cultural e da Escola de Narração Itinerante projeto pioneiro sediado na cidade do Porto em Portugal e membro do conselho de patronos do programa nacional «Escolas Solidárias» da Fundação EDP. Conheça mais em: www.clarahaddad.com; www.facebook.com/ClaraHaddadNarradora: www.instagram.com/um_livro_por_semana; info@clarahaddad.com .

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.