Riopele | Tenowa, da Riopele, vence Prémio Produto Inovação 2018

Riopele | Tenowa, da Riopele, vence Prémio Produto Inovação 2018

Pub

 

Tenowa, a marca de tecidos sustentáveis e ecológicos da Riopele, é a grande vencedora do Prémio Produto Inovação 2018 atribuído pela COTEC Portugal. O galardão foi entregue a José Alexandre Oliveira, Presidente do Conselho de Administração da Riopele, esta terça-feira, 22 de maio, em Évora, no 15º Encontro Nacional da Associação Empresarial para a Inovação.

Tenowa é uma inovadora marca de tecidos concebidos através da valorização de resíduos têxteis e agroalimentares, com design atrativo e elevada qualidade e conforto. Este produto utiliza 80% de matéria-prima reciclada e é feito com recurso a equipamentos têxteis tecnologicamente avançados, com um elevado nível de automação e que substituem o olho humano, visando identificar defeitos nos tecidos fabricados.

A marca é o resultado do projeto R4Textiles, desenvolvido pela empresa famalicense com a colaboração do CITEVE – Centro Tecnológico das Indústria Têxtil e do Vestuário e do CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes, igualmente sediados em Vila Nova de Famalicão, e da Escola Superior de Biotecnologia do Porto.

A Riopele centra a sua atividade na criação e na produção de coleções de tecido de valor acrescentado para vestuário. Orientada para a satisfação atempada das necessidades dos clientes, a Riopele tem tido, ao longo dos anos, como principais elementos distintivos a inovação, a qualidade e a fiabilidade, sempre tendo tido particular cuidado com aspetos de eficiência produtiva e de inovação constante.

Localizada em Pousada de Saramagos, no concelho de Vila Nova de Famalicão, a Riopele é uma das mais antigas e conceituadas empresas da indústria têxtil portuguesa, já com 90 anos de atividade. De pequena empresa familiar, a Riopele evoluiu para uma organização em grande escala, integrando verticalmente as áreas da fiação, da tecelagem, da tinturaria e dos acabamentos.

Hoje, constitui uma das empresas portuguesas de referência no setor têxtil e uma das grandes exportadoras nacionais. A Riopele opera em todo o mundo através de uma vasta rede de agentes que lhe permite exportar a quase totalidade da sua produção de tecidos de moda para vestuário.

Os principais mercados da empresa são a Alemanha, a Espanha, a Itália, a França, a Grã-Bretanha e os Estados Unidos.

Desde sempre o percurso da Riopele está associado ao nome da família Oliveira, a quem sempre pertenceu o controlo exclusivo da empresa. A atual administração é presidida por José Alexandre de Oliveira, neto do fundador.

Ao Prémio Produto Inovação 2018 estavam nomeados sete projetos finalistas, dois dos quais de empresas de Vila Nova de Famalicão: a Riopele, com a Tenowa, e TMG Automotive, com o Artificial Leather Cork.

.

Pub

Categorias: Economia

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.