Respostas | For3everSpecial promove II Encontro: Autismo e Inclusão

Respostas | For3everSpecial promove II Encontro: Autismo e Inclusão

Pub

No próximo dia 26 de maio 2018 vai acontecer o II Encontro: Autismo e Inclusão no Auditório do Centro de Estudos Camilianos. A For3verSpecial, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, nomeadamente dos seus Pelouros da Educação e da Família, é a responsável pela organização do evento. 

.

.

O projeto For3verSpecial é iniciativa de uma mãe, Carla Martins, e de dois profissionais da área da Educação. Tem o intuito de apresentar respostas sociais adequadas às necessidades das crianças e jovens com Perturbações do Espetro do Autismo (PEA) e das suas famílias.

For3verSpecial é uma associação sem fins lucrativos, sedeada em Vila Nova de Famalicão, nascida de um acontecimento acidental ocorrido no quotidiano de uma família – um acidente de viação. Nessa altura, a família envolvida apurou que as equipas de socorro, bem como a comunidade em geral, não estavam preparadas para lidar com o Miguel, o rapaz que se encontrava dentro da viatura, filho da presidente da Associação. Sentida a necessidade de “criar uma resposta para dar resposta” não só às famílias, às crianças e aos jovens com Perturbações do Espetro do Autismo, mas a toda a comunidade, decidiu-se então avançar e criar esta associação.

Um dos objetivos prioritários definidos pela For3verSpecial é sensibilizar e consciencializar a comunidade para a problemática do Autismo, até porque esta se encontra cada vez mais presente na sociedade, tendo vindo a aumentar o número de casos registados de crianças portadoras da mesma. Por isso, pretende a associação dar a conhecer-se, e aos seus projetos, levando até às entidades públicas, nacionais e internacionais, de cariz social e comunitário, a sua causa, entendendo ser essa a forma mais eficaz de chegar e levar as respostas até às pessoas que mais delas necessitam.

.

O Encontro II da Fo3everSpecial: Autismo e Inclusão

Este evento tem por objetivo a troca de conhecimentos e práticas sobre as formas de trabalhar, capacitar e vivenciar, diariamente, com crianças e jovens com Perturbações do Espetro do Autismo, tal como com a sociedade onde se encontram inseridos.

A For3verSpecial pretende que este seja um evento “fora da caixa”, direcionado para técnicos, professores, pais e familiares, mas também toda a comunidade que “entenda” e viva o Autismo. Serão apresentadas comunicações sobre conteúdos tão diversos como Estimulação Multissensorial, por Marisa Neto, Arte e Terapia, por Helena Carneiro, Nutrição, por Lea Caniço, Artes Marciais, por Ana Rita Rego, e a Equiterapia, por Joana Pereira, isto para além de testemunhos pessoais de mães de crianças com Perturbações Específicas de Autismo. Estarão ainda presentes no evento os vereadores da Educação e da Família, respetivamente Leonel Rocha e Sofia Machado Fernandes, bem como o Presidente do Município famalicense, Paulo Cunha.

Sendo a causa do Autismo a razão da existência da For3verSpecial, esta associação considera que a sua causa pode bem ser a causa de toda uma comunidade. Daí pretender encontrar e criar respostas colaborativas inovadoras mediante um conjunto de propostas de atividades e projetos, até ao momento inexistentes, que possam ser atuantes e desenvolvidos em favor da comunidade e população residente no concelho de Vila Nova de Famalicão.

.

As oradoras

Marisa Neto é Terapeuta Ocupacional na ZenSenses – Terapia pelos Sentidos e responsável pelas sessões de Terapia Snoezelen em AEC’s e domicílios. A ZenSenses é uma empresa que se dedica, desde 2011, a realizar sessões, formações, comercialização de produtos, consultoria e eventos na área da Terapia Snoezelen. A ZenSenses – Terapia pelos Sentidos foi a primeira entidade a introduzir uma Sala Snoezelen – Relaxamento e Estimulação Multissensorial – para o público em geral em Portugal. Esta abordagem é orientada para o relaxamento e estimulação e abrange todo o tipo de pessoas, sem exceção.

Helena Carneiro é Arte-Terapeuta e foi uma das propulsoras do Projeto de Arte-Terapia e Arte-Psicoterapia “Sorri Prà Arte”. Licenciada em Artes – Desenho e mestre em Práticas Artísticas Contemporâneas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto – FBAUP. Tem vindo a aprofundar os seus estudos em educação e formação, arte-terapia e ilustração mediante a realização de pós-graduações em Arte-Terapia e Arte-Psicoterapia. Desenvolve atividade como Arte-Terapeuta em instituições de ensino ou similares abrangendo todos os anos escolares e diferentes áreas de atuação, incluindo o trabalho com adultos. 

Lea Caniço, que apresentará uma comunicação sobre A nutrição no Autismo desenvolve o seu trabalho na área da nutrição integrativa e funcional e das medicinas naturais. Autora do blogue Nutricionalmente SaudávelLea Caniço é licenciada em Ciências da Nutrição e Alimentação pela Universidade do Porto e Master em Medicina Natural pela Universidade de Santiago de Compostela. Continua a aprofundar os seus conhecimentos na área da nutrição funcional e das medicinas naturais e orientais, com o foco na terapêutica e cura das patologias crónicas, inflamatórias, autoimunes, oncológicas e em todos os desequilíbrios da saúde física e mental que de alguma forma se relacionam com a alimentação e o estilo de vida. 

Francisca Paula Toledo Monteiro virá a este II Encontro da For3everSpecial efetuar a comunicação-síntese do mesmo: Autismo e Inclusão. Francisca Toledo Monteiro possui vasto currículo académico e profissional: Psicanalista, Pedagoga, Professora alfabetizadora, mas também Docente convidada em cursos de pós-graduação em Educação Inclusiva, Educação e Psicanálise, Alfabetização Inclusiva, Práticas não patologizantes em ensino e aprendizagem. Atualmente, Francisca Monteiro é Doutoranda em Educação Inclusiva pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia – Lisboa, possui Mestrados em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas/São Paulo/Brasil e pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Diferenças e Subjetividades em Educação. Professora concursada na educação não-formal da Universidade Estadual de Campinas, até 2016, coordenou o projeto de educação inclusiva na Divisão de Educação Infantil e Complementar da Universidade Estadual de Campinas (Por uma escola aberta às diferenças). A sua área de atuação é a da clínica psicanalítica com crianças, jovens e adultos com dificuldades de aprendizagem na escola e na vida.

Ana Rita Rego

 

Programa II Encontro Autismo e Inclusão.

.

Ligações:

For3everSpecial – homepage

For3everSpecial – facebook

.

Pub

Categorias: Agenda, Sociedade

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.