Eu pirilampo, tu pirilampas…

Pirilampo Mágico | Pirilampo efetua restyling. A Campanha 2018 iniciou ontem, 18 de maio

Pirilampo Mágico | Pirilampo efetua restyling. A Campanha 2018 iniciou ontem, 18 de maio

Pub

 

O ano de 2018 é um marco importante para o Pirilampo Mágico! 2018 é o ano em que o Pirilampo Mágico assume uma nova imagem, mais ousada e moderna, mantendo contudo a missão que esteve na base da sua criação: lutar pela defesa e consagração dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e multideficiência e apoiar as organizações que lhes prestam suporte! 30 anos, 30 cores. Por isso, este ano, a FENACERCI, promotora da Campanha, resolveu efetuar um restyling ao Pirilampo Mágico. A Campanha de venda do Pirilampo Mágico e demais acessórios decorre de 18 de maio a 10 de junho e espera-se que volte a ser o grande sucesso de todos os anos.

Colabore!

Pirilampo Mágico 2018 – spot

Desde 1987, já lá vão mais de 10 anos, o Pirilampo Mágico já vendeu mais de 20 milhões de exemplares. Todos os portugueses com mais de 3 ou 4 anos o conhecem. Figura simpática, pelo seu aspeto e pelo objetivo a que se destina, desde que nasceu logo se tornou de tal modo popular que deve haver pelo menos um exemplar do Pirilampo em cada casa portuguesa. Isto já para não falar nos colecionadores que todos os anos adquirem a nova versão do Pirilampo e o guardam religiosamente e com extremo carinho. 30 anos, 30 cores.

.

Como nasceu o Pirilampo Mágico

“Na noite de 2 para 3 de Setembro de 1986… Estava no ar uma entrevista no Programa Arte de Bem Madrugar na RDP – Antena 1 em que se falou da CERCILISBOA, dos seus problemas, projetos, solidariedades…”.

Os elementos desta estação ficaram sensibilizados com a situação, pelo que foram imediatamente encetados contactos entre a FENACERCI e o Diretor de Programas da RDP – Antena 1, José Manuel Nunes, que propôs a esta Federação a realização de uma campanha de solidariedade com caráter de abrangência nacional, em favor das CERCI’s. Nascia assim, a Campanha Pirilampo Mágico, aberta oficialmente a 11 de Março de 1987, e tornando-se desde então, uma das mais participadas campanhas de solidariedade existentes no nosso País.

Com o objetivo de elaborar uma canção para a Campanha, foi construído um poema, da autoria de Maria Alberta Menéres “…Eu conheço um Pirilampo / Que vive muito lampeiro / Dentro dos olhos da gente…”
Foi a partir desta letra que se criou o símbolo, a música. Vieram os músicos, os artistas, a televisão, a comunicação social, os depoimentos de pessoas responsáveis no meio, a colaboração de muita gente anónima. E assim, esta “mascote” constituiu-se desde essa altura como objeto de venda, destinada à angariação de fundos que visem a criação de respostas sustentadas e de qualidade dirigidas à população com deficiência intelectual e/ou multideficiência.

.

Objetivos da Campanha Pirilampo Mágico

O trabalho desenvolvido pelas CERCI’s tem merecido o reconhecimento generalizado por parte dos agentes sociais e políticos e da opinião pública em geral, face à qualidade e inovação do serviço prestado em diversos domínios. Parte deste reconhecimento, decorre da visibilidade dada pela Campanha Pirilampo Mágico, que envolve cerca de 85 organizações sem fins lucrativos e mobiliza milhares de pessoas entre familiares, técnicos e cidadãos anónimos. Esta iniciativa tem como objetivos: Informar e sensibilizar a opinião pública sobre a problemática das pessoas com deficiência intelectual e/ou multideficiência, procurando salvaguardar o direito à igualdade de oportunidades e o exercício da cidadania plena desta população, defender a integração das pessoas com deficiência intelectual e/ou multideficiência, respeitaando a sua diferença e tendo em conta a rentabilização do seu potencial, bem como a angariação de fundos em favor das CERCI’s e outras organizações congéneres..

A FENACERCI

A FENACERCI é a Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social, cuja missão é desenvolver a qualidade e sustentabilidade das respostas disponibilizadas pelas suas 52 associadas e, através destas, promover os direitos das cerca de 25 mil pessoas com deficiência intelectual e/ou multideficiência direta ou indiretamente apoiadas pelas CERCI’s. Tal é concretizado através de processos de representação e formação, sustentadas em lógicas de reconhecimento e validação e acreditação da ação desenvolvida, junto da comunidade e dos interlocutores institucionais.

.

Ligações:

FENACERCI – homepage

FENACERCI – facebook

 

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos. Gostaríamos de poder vir a admitir pelo menos um jornalista a tempo inteiro que dinamizasse a área de reportagem e necessitamos manter e adquirir equipamento. Para além disso, há ainda uma série de outros custos associados à manutenção da Vila Nova na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de multibanco ou netbankimg.

 

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

 

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.