3/8 a 3/9 | Braga

Arte Sacra Contemporânea | Braga será palco da primeira Bienal. Evento internacional estabelece pontes entre a Igreja e a Cultura

Arte Sacra Contemporânea | Braga será palco da primeira Bienal. Evento internacional estabelece pontes entre a Igreja e a Cultura

A cidade de Braga será palco da primeira Bienal Internacional de Arte Sacra Contemporânea. O evento dá a conhecer a obra de um vasto leque de artistas nacionais e internacionais, que colocam a sua arte e imaginação ao serviço do fenómeno religioso. A decorrer de 3 de Agosto a 3 de Setembro, no Museu Pio XII, esta Bienal reúne artistas plásticos e escultores que irão demonstrar o seu potencial criativo sob a forma de uma peça nova e original.

.

.

Braga sempre foi uma cidade ligada à arte sacra. As igrejas, e outras formas de representação religiosa encontram-se bem patentes na paisagem da cidade. As igrejas, em particular, são e possuem um espólio vastíssimo. É sabido, em especial, o papel que o Arcebispado de Braga representou, e ainda representa, na História do país para facilmente perceber como a cidade não poderia deixar de estar tão fortemente marcada por esses elementos de caráter religioso.

VN Online | I Bienal de Arte Sacra Contemporânea de Braga - Atlas Violeta, Museu Pio XII e CM de BragaEste projeto, organizado pela Atlas Violeta – Associação Cultural e Apoio Social aos Países de Língua Portuguesa, em colaboração com o Museu Pio XII, onde os trabalhos se encontrarão expostos ao público, bem como na Torre de S. Tiago, e o Município de Braga, pretende reunir um conjunto diversificado de artistas plásticos e escultores para que estes possam demonstrar o seu potencial criativo e, dessa forma, realçar “a beleza, singularidade, verdade e bondade” presente na Arte Sacra Contemporânea. Desta forma, a I Bienal Internacional de Arte Sacra Contemporânea de Braga intende promover  a Arte Sacra, num olhar mais moderno, para que as gerações contemporâneas desmistifiquem esta forma de expressão tão consagrada. A Atlas Violeta lançou o desafio, o Museu Pio XII e a Câmara Municipal abraçaram o projeto.

Nesta I Bienal Internacional de Arte Sacra Contemporânea de Braga, a organização pretende reunir artistas plásticos e escultores para que estes possam demonstrar o seu potencial criativo sob a forma de apresentação de uma peça original na sua participação. O tema de criação é livre, mas pretende pôr a fé a inspirar a arte e reafirmar no presente uma ligação antiga entre artistas e religião, assim realçando a beleza e singularidade presente na arte sacra contemporânea.Neste momento, existem já as pré-inscrições de artistas que querem apresentar os seus trabalhos na I Bienal Internacional de Arte Sacra Contemporânea de Braga ultrapassam já 1 centena. Contudo os trabalhos expostos serão apenas 50. Três deles serão escolhidos por um júri, presidido por Santiago Belacqua, e receberão um prémio não financeiro, um quarto será escolhido pelo público.

“Braga, além de ser uma cidade de fé, é uma cidade de cultura onde a criatividade ganha nova projecção e isso acaba por ser sintetizado por este evento que promove uma nova forma de expressão artística e uma nova dinâmica cultural”, referiu Ricardo Rio na conferência de apresentação do evento. O presidente da Câmara Municipal de Braga espera que este projeto pioneiro “seja uma referência crescente no futuro e que ganhe créditos a nível internacional para estimular e atrair cada vez mais artistas”.

A participação neste projeto está aberta a todos os que pretendem demonstrar e partilhar a sua criatividade, respeitando os parâmetros e história da arte sacra. No total, serão admitidos 50 artistas que serão avaliados por um júri que irá distinguir os primeiros três classificados, encontrando-se ainda prevista a atribuição de um quarto prémio cuja responsabilidade será da escolha do público. A atribuição dos prémios terá lugar no Theatro Circo durante uma gala a realizar no mês de Setembro.

O evento acarreta ainda uma componente solidária, uma vez que irá doar uma tela pintada pelo público à CERCI Braga.

As inscrições para a participação na I Bienal Internacional de Arte Sacra Contemporânea de Braga podem ser efetuadas no página internet do evento até 31 de maio próximo. 

A Bienal decorrerá entre 3 de agosto a 3 de setembro de 2018, sendo que a cerimónia de Inauguração será no dia 3 de agosto no Museu Pio XII.  Já a gala de encerramento, em que será efetuada a entrega dos prémios aos vencedores, ocorrerá no dia 31 de agosto no Teatro Circo de Braga.

.Image

Imagem de destaque: Cartaz da I Bienal de Arte Sacra Contemporânea de Braga (detalhe; divulgação).

.

Outras imagens: Museu Pio XII (Museu Pio XII; divulgação facebook); Cristo Suspenso, de Santiago Belacqua (Santiago Belacqua; divulgação youtube), Braga – Cidade Autêntica (logotipo) e I Bienal de Arte Sacra Contemporânea de Braga (flyer; divulgação).

.

Pub

Categorias: Agenda, Arte

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.