Fábrica de Histórias | Um livro… #02: ‘A Bruxa e o Espantalho’ de Gabriel Pacheco

Fábrica de Histórias | Um livro… #02: ‘A Bruxa e o Espantalho’ de Gabriel Pacheco

Pub

Olá meus amores e amoras,

.

Hoje no “Um Livro por Semana… Por Clara Haddad”  vou falar-vos do livro A bruxa e o espantalho de Gabriel Pacheco.

Já falei sobre este livro, no Encontro com as Histórias de Setembro de 2016, mas nunca é demais falar sobre um livro incrível e de um ilustrador mais incrível ainda!

O livro conta a história de uma bruxa que, diferentemente das demais, anda com um triciclo e não com uma vassoura.Um pássaro a acompanha, durante toda a experiência, como um fio condutor de seu trajeto, e acompanha sua história. Certa vez, ao se distrair com o passarinho, ela despenca e é criticada pelas outras bruxas que resolvem bani-la do grupo por não ter uma vassoura e por ser diferente. A bruxinha passa a viver na terra, mas sempre com os olhos postos no céu. Voar, ser livre é o que desejava novamente. Um espantalho assiste a tudo e acompanha a tristeza da bruxa que só deseja voltar ao céu. Mas, ela está sem vassoura, sem nada. Precisando um novo início. Como fazer?

VN Online | Um conto por semana... Por Clara Haddad

O espantalho continua a observá-la. Afinal como surge o amor? Vidas que de repente se entrelaçam, um olhar, uma sensação, um mistério. Acho interessante, o jogo de opostos revelado na narrativa visual. As imagens do voar e ser livre, propagada pelas personagens da bruxa e do pássaro, com a imagem do espantalho, que está preso à sua condição. Um relato comovedor sobre amor e renúncia, sobre o altruísmo. Fico a pensar que o amor verdadeiro reside em nossa competência de dar condições ao outro de exercer aquilo o que há de melhor dentro dele. Mas, às vezes, é preciso fazer renúncias, se desfazer para renascer de outra forma. Deixar o passado e olhar o presente para construir o futuro com novas “ferramentas”. Implica ter um outro olhar e coragem. No caso do espantalho, ele arrisca e deixa que o vento leve a palha do seu corpo para que essa possa servir para fabricar uma vassoura especial para quem ama. Uma forma de viver a vida “nova”, sem estar preso, como era seu hábito.E assim, como ela, ter um reinício. Uma forma deles estarem unidos e juntos e viverem outras aventuras no céu. Entretanto, essa é a minha leitura…

VN Online | Um conto por semana... Por Clara Haddad

Leiam, mergulhem no universo de imagens de tirar o fôlego, com uma paleta de cores escuras, frias, belas e quase tristes que nos ajudam a entrar no mundo onírico e misterioso e de uma delicadeza ímpar proposto por Gabriel Pacheco, que parece retratar sonhos…

Como em todo livro de narrativa visual, são muitas leituras possíveis…. Não deixe de ter a sua!

VN Online | Um conto por semana... Por Clara Haddad

.

A Bruxa e o Espantalho

Texto e ilustrações de Gabriel Pacheco

Lá do alto, uma bruxa de triciclo cai e se espatifa no chão. Expulsa do grupo das bruxas, ela tem de viver na terra, mas sempre sonhando com o céu. Então, um espantalho apaixonado tem uma ideia para reverter essa história e e eles ficarem juntos para sempre. Com sensibilidade ímpar, esta narrativa visual emociona a infância de todas as idades.

.

Em Portugal, o livro não está editado, mas podem encontrar ou encomendar nas livrarias a edição em castelhano.

La Bruja Y El Espantapajaros – 14,27 € .

Também é viável ser encomendado em versão brasileira – R$ 42,20.

 

Obs: Este artigo foi originalmente publicado em Um livro por semana…. Por Clara Haddad #2.

Outras ligações:

Clara Haddad: Storyteller*Escritora*Produtora Cultural*Artista – homepage

Clara Haddad: Storyteller*Escritora*Produtora Cultural*Artista – facebook

 

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver. 

A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será. 

No entanto, a Vila Nova tem custos. Gostaríamos de poder vir a admitir pelo menos um jornalista a tempo inteiro que dinamizasse a área de reportagem e necessitamos manter e adquirir equipamento. Para além disso, há ainda uma série de outros custos associados à manutenção da Vila Nova na rede. 

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de multibanco ou netbanking.

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

 

Pub

Categorias: Cultura

Acerca do Autor

Clara Haddad

Radicada em Portugal desde 2005, Clara Haddad é artista da palavra. Escritora e narradora profissional com mais de 20 anos de experiência e com prestígio internacional. Dinamiza e coordena eventos e formações na arte de contar histórias e teatro para adultos e crianças em várias partes do mundo, sendo responsável pela formação de inúmeros contadores de histórias e grupos, sobretudo em Portugal e no Brasil. Considerada uma referência na área, foi formadora convidada no âmbito da pós- graduação e mestrado da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto na disciplina “Gestão e Animação de Leitura” e no Mestrado de Literatura Infantil e Juvenil organizado por El Banco de Libro da Venezuela e da Universidade Autónoma de Barcelona . Integrou por 3 anos a equipa do serviço educativo do Hospital Pedro Hispano onde, dinamizou semanalmente, sessões de contos terapêuticos. Em 2015, foi considerada a melhor narradora de língua portuguesa da Europa. Colabora com terapeutas e orienta Storytelling Coaching visando ajudar pessoas que desejam dominar sua postura perante uma audiência. É também diretora da Fábrica das Histórias Associação Cultural e da Escola de Narração Itinerante projeto pioneiro sediado na cidade do Porto em Portugal e membro do conselho de patronos do programa nacional «Escolas Solidárias» da Fundação EDP. Conheça mais em: www.clarahaddad.com; www.facebook.com/ClaraHaddadNarradora: www.instagram.com/um_livro_por_semana; [email protected] .

Comente este artigo

Only registered users can comment.