Barcelos

Museus | Museu de Olaria e documentário Sentido Figurado em destaque no Dia Internacional dos Museus e Noite Europeia dos Museus

Museus | Museu de Olaria e documentário Sentido Figurado em destaque no Dia Internacional dos Museus e Noite Europeia dos Museus

No seguimento do que tem vindo a acontecer um pouco por todo o lado, ao longo dos últimos anos, nos próximos dias 18 e 19 muitos Museus oferecem atividades diferentes do habitual. A Câmara Municipal de Barcelos associa-se uma vez mais às comemorações do Dia Internacional dos Museus e da Noite Europeia dos Museus.

.

.

De forma a assinalar esta data realiza-se, no Museu de Olaria, um conjunto diversificado de eventos para todas as idades. O programa abre no dia 18 com atividades, durante a tarde, destinadas à comunidade escolar. Pelas 22h00 terá lugar a exibição do documentário “Sentido Figurado”, realizado por Alberto Serra e Marco Oliveira.


No dia 19, assinala-se a Noite Europeia dos Museus. Assim, da parte da manhã, das 10h00 às 12h30, realizam-se atividades para destinadas às famílias; da parte da tarde, das 14h00 às 17h00, os jovens e adultos vão poder disfrutar de visitas orientadas às exposições no Museu de Olaria. O ponto alto do dia acontece às 22h00, com o concerto do músico Éme, que traz música popular portuguesa num registo  que combina o romantismo singelo do cancioneiro e da flauta com o poder simbólico e melódico do refrão e dos coros.

No âmbito da fundação da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas Cerâmicas (AptCC), de que Barcelos faz parte e é membro fundador, realiza-se, no dia 20 de maio, a iniciativa  “Bom Dia Cerâmica!”. Barcelos participa no evento dando particular destaque às artes e ofícios tradicionais, mais especificamente à olaria e ao figurado.

Durante a tarde, nesse mesmo dia 20 de maio, às14h30, o Museu de Olaria promove ateliês livres de modelagem e pintura em barro para o público infantil, juvenil e famílias, demonstração do trabalho na roda de oleiro e visitas guiadas às exposições do Museu bem como ao Centro de Interpretação do Galo.

Quanto às restantes exposições patentes no Museu de Olaria, mantém-se, na sala de exposições temporárias “Uma Geração de Baraças ligada pelo Barro”, até finais de dezembro e “Geografias do Tempo e da Memória de Xohan Viqueira”, uma exposição de cerâmica contemporânea, de Xohan Viqueira, na antiga capela do Museu, até finais de junho.

As exposições têm entrada grátis e podem ser vistas de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h00; aos sábados, domingos e feriados, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00.

VN Online | Dia Internacional dos Museus e Noite dos Museus

.

Pub

Categorias: Agenda

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos de preenchimento obrigatório*