Famalicão procura nova imagem identitária

Famalicão procura nova imagem identitária

Pub

 

 

Vila Nova de Famalicão anda à procura de uma nova imagem identitária que seja a cara do seu território. A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, através da abertura de concurso público para a conceção da identidade gráfica de Vila Nova de Famalicão, publicado na segunda-feira, 30 de abril, em Diário da República, lança o desafio aos profissionais da imagem em Portugal para olharem para o concelho famalicense e criarem uma nova imagem visual que seja a marca de Vila Nova de Famalicão.

Famalicão possui identidade própria. A imagem de concelho exportador, sobretudo associado ao setor têxtil, permitiu-lhe ainda há dias, avançar com a nova marca FAMALICÃO CIDADE TÊXTIL. Mas a cidade e o concelho não querem ficar por aqui. Não sabemos ainda se se irá manter o slogan ‘Gosto de Viver Aqui’, nas suas múltiplas variações e que tanto sucesso tem tido pela sonoridade agradável, dinâmica e de autoconceito positivo para os famalicenses que a usam e vivem no dia-a-dia, mas este deverá ser substituído. A sua rede de Museus, que inclui a Casa de Camilo, há alguns anos atrás considerado o melhor museu do país, é vasta e dela fazem arte também o Museu do Surrealismo, da Fundação Cupertino de Miranda, cujo espólio é invejável.

Mas em Famalicão há muito mais: excelente gastronomia, um parque como poucas cidades possuem e tranquilidade nas ruas. E a lista poderia ainda ainda prosseguir: Capital da Indústria Têxtil (Citeve – Centro de Investigação e empresas como a Salsa, Tiffosi, TMG, Riopele, estão aqui presentes), Capital do Automóvel Antigo (milhares de automóveis antigos, de eleição, bem guardados em garagens e armazéns). Continental-Mabor, Primor, Vieira de Castro, ACO Shoes, AMOB são apenas algumas outras grandes empresas referência no Concelho e que empregam milhares e faturam milhões.

famalicão cidade têxtil - território - identidade - marketing urbano

Promover a atratividade nacional e internacional de Vila Nova de Famalicão e o reforço da sua identidade e da autoestima dos que residem e trabalham no concelho, através de uma nova imagem visual do território e simultaneamente do Município, baseada na estratégia para o desenvolvimento do concelho, e proporcionadora das mais diversas aplicações e desenvolvimentos é o objetivo geral do concurso público que permitirá vir a apresentar uma nova identidade gráfica para a região.

A primeira fase do procedimento está aberta durante um período de 60 dias a todos os interessados, apontando para a apresentação, sob pseudónimo, de um estudo prévio simplificado, que deverá conter necessariamente a proposta para a nova identidade visual, acompanhada pelo respetivo conceito, arquitetura da marca e estudo de aplicação e utilização da identidade visual, entre outro critérios.

Os três melhores trabalhos da primeira fase passam à segunda etapa do processo, que decorrerá por um período de 45 dias e que resultará na apresentação das ideias de forma desenvolvida e detalhada, incluindo proposta de manual de identidade da imagem/marca. A cada um dos três melhores trabalhos apresentados na 1.ª fase do procedimento será atribuído um prémio de participação e consagração no montante de 1.500 euros decorrente da cedência dos direitos de autor sobre os trabalhos apresentados.

Do final desta fase resultará o vencedor do concurso a quem irá ser adjudicada, pelo valor de 35 mil euros, o desenvolvimento e disponibilização dos diversos produtos que constituem o manual da identidade gráfica, normas gráficas e visual completo a adotar pelo Município.

Fatores de qualidade, adequação e inovação das propostas são os critérios a valorizar para a seleção dos trabalhos nas duas fases do processo.  Os Termos de Referência e o Caderno de Encargos, encontram-se patentes no portal eletrónico de compras públicas do Município, na página de internet do Município  e em suporte papel, na Direção de Auditoria e Gestão da Qualidade (DAGQ) – Contratação Pública, do Município de Vila Nova de Famalicão, na Praça Álvaro Marques, 4764-502 Vila Nova de Famalicão, durante as horas de expediente, ou seja, de 2.ª a 5.ª feira – das 9 às 18 horas e à 6.ª feira – das 9 às 12 horas, desde a data da publicação do anúncio até ao termo do prazo para apresentação dos trabalhos de conceção.

Como referia o Expresso há dias, “até lá, vigora como imagem de Famalicão a esfera concebida por César Augusto Simões , em 2005, por altura das comemorações dos 800 anos da fundação do concelho, inspirada na tradição cultural ligada à literatura portuguesa e a Camilo Castelo Branco, nos monumentos milenares espalhados por todo o concelho, nos traçados que ligam as várias cidades contíguas ao Município, na encruzilhada de caminhos, que deram origem à povoação de Famalicão, sem esquecer o Caminho de Santiago.”.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página - jornal diário digital generalista de âmbito regional

Imagem: MVNF

VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: [email protected]

Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Gratos pela sua colaboração.

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Pub

Acerca do Autor

Pedro Costa

Diretor e editor.

Comente este artigo

Only registered users can comment.